Jaru Online
Jaru, 22 de outubro de 2024

Ji-Paraná: Prefeitura altera semáforos no 1º Distrito para agilizar o trânsito

semaforoDar mais rapidez ao fluxo de veículos sem abrir mão dos fatores de segurança no cruzamento da Avenida Seis de Maio com a Avenida Dois de Abril, no bairro Urupá de Ji-Paraná. “A partir dos próximos dias o motorista que chegar ao local vai encontrar uma boa novidade nos semáforos, porque poderá transitar nos sentidos bairro-centro/centro-bairro em menor tempo. Para conversão à esquerda, bastará aguardar que a seta do semáforo fique acesa indicando a manobra”, informa Walter Leitão, presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT, ex-EMTU), da prefeitura de Ji-Paraná. Quem quiser, no entanto, continuar direto deverá ficar na pista da direita das respectivas avenidas e aguardar o sinal verde normal.

A mudança para dar mais agilidade ao trânsito é fruto das análises feitas pela equipe da AMT e deverá entrar em operação nos próximos dias. “A alteração é fruto de muitas solicitações da população para diminuir a ciclo de abertura dos semáforos e, com isso, dar mais agilidade ao trânsito. Devemos fazer o mesmo em outros cruzamentos da cidade”, completa Ronildo Pereira, especialista em Gestão e Direito de Trânsito da AMT.

Isto, na verdade, já acontece no semáforo da Avenida Marechal Rondon com a Rua dos Mineiros, no Primeiro Distrito, para quem deseja subir em direção à rodoviária. Quem vai para o bairro pela Avenida Marechal Rondon encontra ali seta de orientação que permite a conversão segura à esquerda, sem nenhum tipo de conflito com as demais fases dos semáforos.

A ação da AMT também serve para, cada vez mais, planejar as condições de um  trânsito movimentado por um número grande e crescente de veículos. Estima-se que hoje andem pelas vias de Ji-Paraná algo em torno de 80 mil veículos, entre carros e motocicletas, número que não para de aumentar e que já projetou o município na mídia nacional. Em 2011, a partir de um levantamento feito pelo IBGE em parceria com o Denatran, Ji-Paraná registrou o maior número de motos do país em relação à sua população: 26,4 motos a cada cem mil habitantes.


COMPARTILHAR