“Sou de Jaru (RO), nascida em Ouro Preto do Oeste (RO) e criada em Jaru. Me chamo Márcia Vieira Rodrigues, me mudei para Jaru aos 4 anos de idade para a casa que meu pais residem até hoje no setor 7, rua Jorge Amado, n° 1262.
Estudei na creche Zenir Carvalho na infância, fiz todo meu ensino fundamental na Escola Maria de Lourdes no setor 7, e conclui meu Ensino Médio na escola Capitão Silvio de Farias. Em toda minha vida fundamental, médio e superior nunca reprovei em nada.
Na infância, trabalhávamos como feirantes na feira que existe até hoje na Rua João de Albuquerque, setor 05 aos domingos e aos sábados na feira ao lado da Rodoviária do Colonos.
No meio de semana eu cuidava da casa da minha mãe, da casa minha avó, da nossa horta e na parte da tarde ia para a escola e ainda sobrava tempo para vender verduras e acerolas com uma bacia na cabeça na região do setor 7.
Quando terminei o ensino médio percebi que teria que ir para outro lugar para fazer minha faculdade dos sonhos. Por eu morar em Jaru e o curso que eu queria fazer só ter em Ji-paraná e Porto Velho (na época), ficava mais caro o transporte do que mesmo o curso, e como minha família não tinha recursos para me ajudar tive mesmo que adiar este sonho.
Terminei o ensino médio no ano de 2009, e em 2013 com 20 anos de idade vim embora para Rondonópolis (MT), onde só pude começar minha faculdade dos sonhos em 2016. Comecei a fazer o curso na faculdade Unic com recursos próprios, haja vista que na Faculdade Federal de onde morava não tinha o curso que eu queria.
Com dois anos de curso quase tive que trancar a faculdade por não aguentar mais pagar a mensalidade. Então veio a ideia de fazer o Enem para conseguir uma bolsa na faculdade, foi dito e certo. Fiz o Enem e tirei uma boa nota e com isso consegui uma bolsa de 60% na faculdade em que já fazia meu curso superior. Assim pude continuar os estudos.
Em 2018, consegui realizar mais um sonho pessoal, consegui ser contratada pelo Estado do Mato Grosso como Estagiária, e atuei na Polícia Civil durante 3 anos na função de Escrivã Ad. Hoc. em duas Delegacias da Cidade. Atualmente estou aguardando ser chamada para outro seletivo que passei para atuar como Assessora de Delegado, neste seletivo passei em 2° lugar na minha área, em Penal e Processual Penal.
Por fim, hoje com 28 anos terminei meu tão sonhado curso de Direito em dezembro de 2020. Dia 10 de março tive minha colação de grau online em decorrência da pandemia, mas mesmo nessas condições foi algo que me deixou muito feliz por conseguir conquistar alguns dos meus objetivos.
Toda minha família vivem de serviços braçais, o que não é motivo de vergonha para mim, se sou o que sou hoje, foi pela criação que tive dos meu pais. Eu sou a única da família entre irmãos, primos, tios, a entrar em uma Universidade e concluir o Ensino Superior, motivo esse de muito orgulho próprio.
Que minha história sirva de motivação para muitos moradores da minha cidade querida, para que nunca desistam dos seus sonhos.
Meu lema de vida que levo dia pós dia é “Uma Caneta é mais leve que uma enxada em sentido amplo“!