Trabalhadores em educação de Rondônia participaram nesta segunda-feira, dia 19/02, em Jaru e em várias cidades do interior de RO, contra a reforma da previdência. Sindicalistas, professores e trabalhadores de várias categorias se uniram para luta contra a aprovação do projeto de lei que pretende fixar idade mínima de 65 anos para requerer aposentadoria e elevar o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos.
“Com essa última decisão do governo federal, em fazer a intervenção no Rio de Janeiro, certamente mudou os planos com relação a manifestação, até porque na verdade é um golpe político. Com isso, certamente os trabalhadores que ouviram o anúncio não vieram para a manifestação entendendo que não ia haver mais a votação da reforma da previdência, mas nós entendemos que devemos estar atentos porque a qualquer momento essa votação pode acontecer e pegar desprevenido os trabalhadores”, afirma o presidente do Sindsef do Estado, Mário Jorge, durante manifestação em PVH.
O protesto ocorreu em várias partes do Estado, e servidores dos municípios de Ariquemes, Porto Velho, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Costa Marques também aderiram à paralisação.
O movimento de protesto teve concentração na Rua Florianópolis, na praça do colégio Capitão Silvio de Farias, e depois seguiu em caminhada pelas avenidas do Município.
A Polícia Militar não acompanhou o protesto.
.