A Série “Momento Nossa História” publicada em vários sites de Jaru no período de 02 de março a 13 de abril deste ano, está de volta a partir da próxima segunda-feira (15). Desta vez, a abordagem terá como foco as emissoras de rádio e os canais de televisão que fazem parte da história do município de Jaru. Atualmente Jaru conta com quatro estações transmissoras: 91.1 (Massa FM), 94.1 (Nova Jaru FM), 94.9 (Plan FM) e 105.9 (Interativa FM).
O município também já contou com uma emissora em Amplitude Modulada (AM), a Central AM 1510 khz, além da Rádio e Televisão Anary que, por ser uma única empresa terá a sua trajetória narrada junto com os canais de televisão.
Os canais de televisão aberta com sinal local são: SIC TV (Record TV – Canal 7), Rede Amazônica (Globo – Canal 10), TV Cidade (Rede TV! – Canal 13) e TV Allamanda (SBT – Canal 41). Vale ressaltar que, em alguns locais de Jaru com uma antena específica é possível recepcionar o sinal digital da TV Allamanda de Ouro Preto do Oeste no canal 6.1 e acompanhar a mesma programação que é apresentada de forma analógica no canal 41.
Segundo o site sejadigital.com.br o sinal de televisão analógico será desligado em Jaru até o dia 31 de dezembro de 2023. Até o momento, nenhuma TV local conta com o sinal digital, mas as emissoras devem realizar a implantação dentro do prazo previsto.
O critério utilizado para publicação da história das emissoras de rádio será a sequência numérica e cada estação. Sendo assim, a primeira delas será a Massa FM (91.1). Em seguida haverá a publicação da 94.1 (na fase em que a emissora passou a ser conhecida como Nova Jaru FM), 94.9 (Plan FM), 105.9 (Interativa FM) e finalmente a extinta Central AM 1510 khz.
No caso das emissoras de televisão, a publicação seguirá uma ordem cronológica: Rádio e Televisão Anary, Rede Amazônica, TV Cidade, SIC TV e TV Allamanda.
A história das emissoras de rádio e televisão é um trabalho histórico produzido pelo escritor Elias Gonçalves e faz parte do livro “Um Tratado Sobre a Música, a Literatura e a Comunicação Jaruense”, lançado em junho de 2019 na Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ). Para conhecer as obras produzidas pelo escritor deve estar em contato com o mesmo pelo telefone (69) 9 9241-8033.