Jaru-Ro : Manifestantes protestam contra corte de árvores em praça

Jaru-Ro : Manifestantes protestam contra corte de árvores em praça

Cerca de cinquenta pessoas participaram de um protesto na noite de terça-feira (24) contra o corte de árvores na praça da Igreja Católica São João Batista, localizada na região central de Jaru (RO), a cerca de 290 quilômetros de Porto Velho. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o corte foi realizados no último domingo (22), já que as árvores estariam representando riscos aos visitantes. Ele informou ainda que oito novas mudas foram plantadas no local.

Com cartazes, os manifestantes protestaram contra o corte das árvores. Eles ascenderam velas e fizeram um círculo de oração em volta dos troncos. O membro da ONG Evitando a Poluição do Ambiente (EPA) Cirilo Pereira Rodrigues afirma que o objetivo é mostrar indignação contra a ação.  “A árvore é vida, e cada vez mais estão acabando com o meio ambiente. Não podemos ser condizentes com isso. O protesto visa chamar atenção das autoridades quanto a preservação da natureza”, comenta.

saiba mais

Conforme o secretário da Semma, Francisco Hildenburg, das três árvores cortadas nas imediações da igreja católica, duas eram da espécie sibipiruna e um ipê. Elas tinham mais de 30 anos e cerca de 15 metros de altura cada.

Hildenburg alega que o corte das árvores foi um pedido da Igreja Católica São João Batista, já que, as Sibipirunas apresentavam broca e cupim. Já o ipê estava seco e os galhos por vezes caíam, podendo lesionar pessoas que passassem pela praça. “Após a notificação, uma equipe da secretaria esteve no local, analisou as árvores e constatou os problemas. A solução encontrada foi o corte”, explica o secretário. Segundo ele, oito novas mudas de árvores foram plantadas nas imediações da igreja.

O G1 tentou contato com representantes da Igreja Católica São João Batista, mas ninguém foi encontrado para comentar o caso.

Manifestantes protestam contra corte de árvores em praça de Jaru, RO - The New Yooker Times 8619_manifestantes-21 Manifestantes protestam contra corte de árvores em praça de Jaru, RO - The New Yooker Times c344_manifestantes-3 Manifestantes protestam contra corte de árvores em praça de Jaru, RO - The New Yooker Times ffde_manifestantes-jaru

Comentários