Jaru: Radialista Reis Fernandes falece vítima de infarto na manhã deste domingo

Jaru: Radialista Reis Fernandes falece vítima de infarto na manhã deste domingo

Faleceu por volta das 08:30h deste domingo (23), Nelson Reis Fernandes, mais conhecido como Reis Fernandes apresentador do Programa Viola Cabocla da Radio Nova Jaru FM, vítima de um infarto.

Segundo informações, Reis Fernandes sofreu um mal súbito no Balneário Rancho Fundo, sua Propriedade, não havendo tempo de ser socorrido, vindo a óbito no local.

Reis Fernandes estava com 69 anos, e a cerca de 3 décadas acordava o povo jaruense com sua voz e as modas de viola tocadas em seu programa.

O corpo do Radialista deverá ser velado na Comunidade São João Batista.

 

Conheça um pouco mais da história de Reis Fernandes 

 

Nelson dos Reis Fernandes, conhecido no meio radiofônico como Reis Fernandes foi o pioneiro em apresentar um programa voltado para atender ao publico caboclo. Grande entusiasta do movimento sertanejo, comandou também o “Domingão Sertanejo na TV” que era exibido ao vivo todos os domingos e contava com duas horas de duração. O programa recebia talentos locais, violeiros, duplas e artistas em geral da região.

Embora possua grande recordação do início da TV Anary em Jaru, Reis Fernandes começou a atuar inicialmente no rádio. Por ser amigo do então proprietário da TV Anary, Chico Araújo, e sabendo do lançamento da estação, Reis decidiu apresentar a ele o projeto de um programa que propiciasse o devido valor à musica sertaneja. No dia em que a rádio foi inaugurada, Chico Araújo fez um show em frente à TV Anary e na presença de aproximadamente três mil pessoas pegou um aparelho de rádio e deu um brado: “a 94,1 FM Estação Primeira está no ar!” O público reagiu de forma esplendorosa e aplaudiu o anúncio feito na ocasião, uma vez que a rádio estava em fase experimental há alguns dias. Os principais slogans da emissora foram: Rádio e Televisão Anary: Estação Primeira, Rádio 10 da Cidade e por último Rádio Cidade.

Na manhã seguinte, 29 de agosto de 1989, às cinco horas da manhã, acontece a estreia do “Viola Cabocla”, que figura até o ano de 2018 como o programa radiofônico mais longevo de Jaru assegurando até o período citado vinte e nove anos no ar. A equipe inicial da rádio foi composta por Eron Dutra (radialista e diretor), Reis Fernandes, Jota Souza e Ely Nascimento. Diversos profissionais passaram pela emissora, sendo entres eles: Vladimir Zanata, Nill Duarte, Amauri de Souza, Tadeu Itajubá, Magali Alves, Sandra Regina, Domingos Viana, Flávio Silva, Alessandra Ferrari, Odair José, Hamilton Bernardes, Carlos Azevedo, Rosângela Souza, Fábio Camilo e muitos outros.

Em 1995, com a Jaru FM sob nova administração, Reis Fernandes passou a trabalhar na Rádio FM do Povo com a apresentação do Viola Cabocla. No ano de 1996, Reis Fernandes é eleito vereador em Jaru e se licencia da função de apresentador para se dedicar às atividades parlamentares. O retorno do radialista à comunicação falada em Jaru ocorreu na apresentação de algumas edições do programa “Jogo Aberto”, ainda na FM do Povo.

Em 2001, a frequência 94.1 voltou ao rádio jaruense com a denominação Sociedade Jaru de Rádio e Televisão Ltda. A empresa foi constituída em 26 de outubro de 1999 com a finalidade de exploração de serviço de Radiofusão adotando o nome “Nova Jaru FM”. Inicialmente a rádio funcionou em um prédio situado à Rua Governador Jorge Teixeira nas proximidades da Avenida Dom Pedro I e a antena transmissora estava localizada no alto da Rua Jorge Teixeira, há duas quadras do local dos estúdios. Até o ano de 2003, a Nova Jaru FM funcionou com um transmissor de 300 wats de potência. Reis Fernandes foi convidado a fazer parte da equipe da rádio e, desde então, apresentava o “Viola Cabocla” das 4 às 8 da manhã de segunda a sexta-feira.

Nelson dos Reis Fernandes foi vereador na quarta legislatura (1997 – 2000). Ele ocupou o cargo de 1º Secretário na Mesa Diretora na Câmara no biênio 1997 / 1998 (Fonte: Elias Gonçalves)

 

 

Comentários