Jaru: Profissionais de saúde recebem treinamento sobre notificação compulsória de doenças

Jaru: Profissionais de saúde recebem treinamento sobre notificação compulsória de doenças
ELETROSSOL NORTE JARU Instalação energia solar

A Gerência de Vigilância Epidemiológica e Imunização, de Jaru, realiza uma série de treinamentos sobre a notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde nos serviços públicos e privados em todo o território nacional. A capacitação que tem como público alvo, os profissionais de saúde, começou no último dia 15 de março e segue até a próxima quinta-feira (29).

Entre os profissionais que participam da capacitação, estão: agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, diretores, entre outros.

Segundo a gerente de vigilância, Irinéia Martins de Medeiros, os profissionais são capacitados sobre as doenças que devem ser notificadas e investigadas. “Na oportunidade também informamos a relação dos exames epidemiológicos que são ofertados pela vigilância no município de Jaru”, disse.

A ocorrência de suspeita ou confirmação de eventos de saúde pública, doenças e agravos listados na portaria do ministério da saúde, são de comunicação obrigatória à autoridade de saúde.

É importante ressaltar que estas notificações geram recursos, que são aplicados na atenção básica do município, e podem ser investidos em melhorias, como aquisição de equipamentos. Tudo isso para aumentar a cobertura do atendimento da equipe de saúde da família.

Comentários