No último dia (21) foi dado início em diversas cidades do Estado de Rondônia, as ações da operação SHAMAR que objetiva o combate à violência familiar contra a mulher e também ao feminicídio.
Em Jaru, as ações e coordenação estão sob a presidência do delegado de Polícia Dr. Salomão Matos Chaves, e conta com equipes extras na área investigativa, que estão intensificando as investigações e concluindo, no âmbito policial, muitos procedimentos investigatórios represados.
A operação é uma iniciativa do Governo Federal coordenado pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
A Operação Shamar vai ocorrer até o dia 15 de setembro. Durante esse período vai ter reforço do policiamento Maria da Penha na capital Porto Velho, e nos municípios do interior do Estado, Ariquemes, Jaru, Cacoal, Ouro Preto, Mirante da Serra, Vilhena, Rolim de Moura e Guajará Mirim.
“O efetivo policial vai se dividir em dois, sendo que um vai trabalhar na parte de orientação e educação, e outro, no cumprimento de medida protetiva de urgência”, explicou o tenente-coronel PM Cícero Rodrigues, coordenador adjunto de atividades sociais da Polícia Militar.
O delegado Dr. Salomão Matos, salientou a importância da operação para o combate à violência doméstica com a integração de todos os órgãos do Estado.
As ações visam à inserção das mulheres vítimas de violência doméstica na rede proteção, viabilizando o acesso a todos os direitos previstos na Lei Maria da Penha, assim como a coleta de todos os dados, e informações da materialidade dos indícios de autoria, o que vai viabilizar os trabalhos da Polícia e do Ministério Público na aplicação da Lei e responsabilização do agressor.
Participam das ações representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Sesdec, Delegacia da Mulher – DEAM, Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – SEAS, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Polícia Militar, Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.