
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (4), a Operação Dark Route, com o objetivo de combater um esquema criminoso de promoção de migração ilegal de brasileiros para outros países. A ação ocorreu no município de Jaru (RO), onde foram cumpridos mandados judiciais e efetuada uma prisão.
Durante a operação, os policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia. Um homem foi preso no bairro Savana Park, suspeito de envolvimento direto no esquema.
A investigação teve início em junho de 2022, a partir de informações recebidas pela PF indicando que moradores de Jaru estariam atuando na organização e facilitação da saída ilegal de brasileiros ao exterior, prática considerada crime pela legislação brasileira.
A Polícia Federal apura ainda a possível conexão do esquema com redes maiores de migração clandestina, possivelmente com ramificações em outras regiões do país ou no exterior.
De acordo com a PF, o crime de promoção de migração ilegal é tipificado no artigo 232-A do Código Penal, e pode resultar em pena de até cinco anos de prisão, além de multa.
A Operação Dark Route reforça a atuação da Polícia Federal no combate ao tráfico de pessoas e crimes transnacionais que colocam vidas em risco e violam normas internacionais de imigração.