Jaru Online
Jaru, 22 de janeiro de 2025

Jaru: Polícia Federal exuma corpo de Renato Nathan Gonçalves para novas análises em Brasília

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (21) a exumação do corpo de Renato Nathan Gonçalves, no cemitério municipal de Jaru, onde ele foi sepultado após ser assassinado em 2012. A ação busca coletar materiais que possam trazer novos rumos à investigação de um caso que há 13 anos permanece sem solução.
Renato, era uma importante liderança do movimento de pequenos trabalhadores rurais. Sua luta fez com que seu nome fosse dado a um assentamento na região.
Renato foi morto de forma violenta no distrito de Jacinópolis, Nova Mamoré, e desde então as investigações pouco avançaram, apesar de suspeitas envolvendo policiais civis na execução do crime.
Os materiais obtidos na exumação serão enviados para análises detalhadas em Brasília. A expectativa é de que essas novas evidências possam esclarecer pontos cruciais do caso e identificar os responsáveis.
O caso de Renato Nathan Gonçalves tornou-se emblemático pela demora na resposta das autoridades e pelo impacto de sua morte entre movimentos sociais e familiares, que ainda buscam justiça.
A Polícia Federal deverá prosseguir com as investigações, análises, e novas diligências a ser realizadas à medida que os resultados forem obtidos.


COMPARTILHAR