Neste final de semana em especial no sábado (17), bares e lanchonetes estiveram com suas dependências praticamente lotadas. Os frequentadores tem retornado aos estabelecimentos após meses de restrições.
Devido os resultados do enfrentamento a Covid -19, o município foi reclassificado para fase amarela, que permite funcionamento parcial de atividades não essenciais como bares e lanchonetes.
Conforme o decreto Nº 13.506, DE 28 de julho de 2021, durante a fase amarela estes estabelecimentos podem operar até as zero horas, seguindo determinadas medidas.
Com isso fica permitido as atividades com a limitação de ocupação de pessoas, a 70% da capacidade máxima.
A Polícia Militar esteve nesta madrugada, fechando alguns estabelecimentos que excederam o horário de funcionamento, os responsáveis foram autuados.
Veja o que diz o decreto sobre as referidas atividades:
Art. 12. Fica autorizada a realização de eventos em locais autorizados para este ?m, com limite de parcipação de até 150 (cento e cinquenta) pessoas, até o limite de horário de 00 (zero) hora, devendo ser respeitados os seguintes critérios, além dos limites de ocupação deste Decreto:
I – espaçamento entre as mesas (distanciamento social), onde os organizadores deverão dispor as mesas por família (pessoas em convivência habitual) e com distanciamento de 120 (cento e vinte) cenmetros entre cada mesa;
II – uso obrigatório de máscara de proteção facial;
III – disponibilização de álcool 70% (setenta por cento);
IV – veri?cação de temperatura na entrada dos eventos, onde não será permido a parcipação de pessoas com temperatura superior 37,8ºC;
V – não será permida a parcipação de pessoas com sintomas gripais; e
VI – são vedadas as interações dançantes.