Com a aproximação do pleito eleitoral 2024, tem início as articulações para formação de grupos políticos para eventual disputa de vagas no Legislativo e Executivo Municipal de Jaru.
Jeverson Lima
A um passo à frente nestas definições, encontra-se o grupo governista que já anunciou o nome do futuro pré-candidato a prefeito, Jeverson Lima (MDB),
Jeverson após dois mandatos consecutivos como vice-prefeito de João Gonçalves Junior, agora postula a cadeira de titular.
Para esta empreitada ele conta com histórico de participação como vice-prefeito em uma administração com ampla aprovação popular, e detém três apoios de peso, como o Prefeito João Gonçalves, o Deputado Estadual Luís do Hospital e o Deputado Federal Lucio Mosquini.
Wellington do DER
Cogitando entrar na disputa, partidários de direita apoiadores de Bolsonaro se dividiram entre o NOVO e PL. Pelo NOVO foi ventilado inicialmente o nome de Alex Importado, para encabeçar a chapa, porém o nome Wellington do DER foi escolhido.
Muletas
A tradicional família de políticos Muleta, seguramente irá lançar um candidato, mesmo não obtendo sucesso em conquistar um partido com maior “envergadura” como o PL, é bem provável que a ex-deputada Cassia Santos (PODE) que obteve 9.834 votos no último pleito, e não se elegeu, coloque seu nome na disputa.
Lazinho da Fetagro
Com o implícito lema, “todos comigo, contra o Jeverson, ou eu estou fora” o ex-deputado estadual Lazinho da Fetagro-PDT, ainda enxerga o céu nublado sem previsão de bom tempo. Lazinho é responsável por inúmeros investimentos no município, porém obteve 9.061 votos na última eleição, não sendo responsável para sua recondução a assembleia estadual. Lazinho avalia testar a capacidade de seu capital político novamente.
Patrick Faelbi
Um nome sem tradição na política, mas que aposta em uma renovação e principalmente “surfar” uma eventual onda bolsonarista existente, Patrick Faelbi PL, lança seu nome e demonstra confiança no pleito.
Adilson Marques da Rocha
Contando com apoio de diversas lideranças bem como o ex-senador Expedito Junior, o empresário proprietário do Auto Posto Marques, Adilson Marques da Rocha, Partido Social Democrático – PSD, declarou sua pretensão em concorrer a majoritária local, e para isto já vem compondo sua nominata a vereador.
Todos nomes citados são os que até agora manifestaram suas pretensões a Prefeitura Municipal, no entanto este cenário pode mudar parcialmente ou completamente, tendo em vista que alguns podem estar apenas testando seus nomes ou porque não dizer “valorizando o passe” para tentar compor com um candidato mais forte.