Jaru Online
Jaru, 26 de novembro de 2024

Jaru: I Jornada da Consciência Negra é realizada na escola Dayse Mara

Aconteceu durante a última semana na escola estadual Dayse Mara de Oliveira Martins, em Jaru, a I Jornada da Consciência Negra: Dandara e Zumbi dos Palmares, um evento que teve como foco conscientizar os alunos a respeito da importância do negro no contexto brasileiro. Organizada pela professora Lenir Correia, a Jornada durou uma semana e envolveu todos os estudantes do horário noturno.

A programação realizada pela escola Dayse Mara destacou pelo pioneirismo em dedicar um amplo espaço para as apresentações e trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Duas equipes foram formadas para agilizar a realização da Jornada da Consciência Negra e garantir, garantindo assim realização das atividades de acordo com o cronograma estabelecido pelos organizadores.

Outro diferencial do evento realizado pela escola Dayse Mara foi a adoção de um cardápio contendo alimentos muito utilizados em várias regiões do país e que são de origem africana. Na segunda-feira (16), a merenda dos alunos do período noturno foi cuscuz e até sexta-feira (20) havia sempre algum ingrediente diferenciado, sempre com a culinária afro-brasileira. Outros alimentos que passaram pela Jornada foram bobó de frango com arroz, mugunzá, polenta e a tradicional feijoada, um dos pratos de origem africana mais apreciados pelo povo brasileiro.

Contudo, a programação não ficou restrita somente às contribuições do povo africano na alimentação do país. Música, religião, danças, peças de teatro, dentre muitos outros aspectos culturais foram apresentados pelos estudantes, entre eles a realização de um grande desfile para lembrar a contribuição do negro na moda brasileira e de que forma tal fato refletiu no cotidiano da nação ao longo dos anos. Estudantes da escola interpretam os heróis Dandara e Zumbi dos Palmares e demonstraram que todas as opressões ainda possuem muito do “navio negreiro”, a forma como ficou conhecido o meio de transporte que trouxe os negros da África para o Brasil.

A direção da escola Dayse Mara juntamente com os demais organizadores agradeceram alunos e funcionários do estabelecimento de ensino que não mediram esforços para que a Jornada da Consciência Negra fosse um sucesso, uma vez que muitos talentos se destacaram no evento.

 2 3 4 5 DSC_0803 DSC_0806 DSC_0814 DSC_0818

Fonte: Elias Gonçalves


COMPARTILHAR