Durante patrulhamento de rotina na cidade de Jaru, uma guarnição da PM avistou um indivíduo em atitude suspeita, conduzindo uma motoneta Honda/Biz 125 ES. Ao perceber a presença da viatura, o condutor demonstrou nervosismo, retirando as mãos do guidão e posicionando-as entre as pernas.
Foi dada ordem de parada, com uso de sirene e giroflex, mas o indivíduo não obedeceu de imediato, avançando por uma quadra antes de parar. Durante a abordagem, o homem tentou resistir à prisão, mas foi contido pela equipe policial com o uso de técnicas de controle.
Na revista pessoal, foi encontrado um canivete em seu bolso, e, nas proximidades, os policiais localizaram um invólucro plástico contendo aproximadamente 5 gramas de substância análoga a maconha. A documentação do veículo foi verificada e constatou-se que o condutor não possuía carteira de habilitação e que o licenciamento da motoneta estava atrasado.
Após o ocorrido, foi solicitado apoio de outras equipes para a condução da motoneta até o pátio da Ciretran. O indivíduo foi liberado no local após assinar o termo de apreensão da droga e os autos de infração, permanecendo sob suspeita de envolvimento com o tráfico de maconha e crack. A droga foi entregue na UNISP para os procedimentos legais.