Hoje 12 de junho, completa um ano do registro da 1ª morte por Covid-19 no município de Jaru. A primeira vítima da doença foi um adolescente de 16 anos de idade, morador do setor 07 e portador de doença renal crônica.
Ao longo de um ano de pandemia já foram perdidas 162 vidas, com 7.174 pessoas infectadas, o que resulta em um percentual de 2.25% de letalidade.
Durante todo período, foi registrado o maior pico da doença em Janeiro onde 766 pessoas foram infectadas, as consequências desta alta de contaminados, refletiu em óbitos nos meses subsequentes; 14 em fevereiro, 43 em março e 50 em abril.
Em maio os números de óbitos caíram drasticamente, foram registrados 10 no mês, a quantidade de pessoas contaminadas também caiu de 593 em abril para 115 em maio.
Os profissionais em saúde reforçam que mesmo com a redução significativa de casos e mortes, a sociedade deve continuar seguindo as medidas de prevenção ao Coronavírus, para que não ocorra uma 3º onda da doença.
Enquanto isto, o ritmo de vacinação continua lento, seguindo o cronograma do envio de vacinas do Governo Federal, apenas 4.871 pessoas no município estão completamente imunizadas.