Na manhã desta sexta-feira, 17.02, aconteceu na Câmara de Vereadores o primeiro evento realizado pela Comissão de Agricultura e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Jaru.
O objetivo foi constituir a Primeira Cooperativa de Produtores de Cacau do estado de Rondônia, com a participação de todas as instituições públicas do setor: SEPLAC, EMATER, SEMEAGRO, SENAR, SEBRAE, OCB-RO, FECOMERCIO, SEAGRI.
Com a presença de diversos produtores, servidores e vereadores, inicialmente, foi elaborada uma comissão para discutir o estatuto da cooperativa, dentro do código civil de cooperativismo. Já na próxima assembleia será formada uma diretoria provisória para o cooperativismo.
O município de Jaru hoje é reconhecida como a Capital do Cacau em Rondônia, tendo uma área plantada de 1.505 hectares.
“Recentemente, o município venceu o primeiro lugar com o melhor chocolate do Brasil, através do produtor de cacau Deoclipides Pires, onde teremos a oportunidade de ter nosso produto apresentado no dia 02 de Março em Brasília junto às embaixadas, para degustação e fechamento de negócio. Estou orgulhoso e acompanharei de perto todo o processo tanto aqui quanto em Brasília”, destacou o extensionista e vereador Chiquinho da EMATER.