Ter absorventes higiênicos à disposição todo mês é desafio para muitas pessoas que menstruam e são de baixa renda. Para combater o problema, o Governo Federal lançou o Programa Dignidade Menstrual, com distribuição de absorventes gratuitos nas farmácias populares.
Para retirar o absorvente pelo SUS, é preciso ter autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital, CPF e um documento com foto (veja passo a passo abaixo). Com os itens em mãos, basta se dirigir a um estabelecimento do Programa Farmácia Popular, no caso de Jaru, a farmácia Santa Lucia está cadastrada e já está distribuindo os absorventes.
Quem pode receber absorvente gratuito
Para ter acesso aos pacotes mensais, a pessoa que menstrua deve ter entre 10 e 49 anos, faixa etária considerada como “idade fértil”, e estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, deve atender a pelo menos um dos seguintes critérios:
- Ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa;
- Ser estudante da rede pública e de baixa renda (meio salário mínimo);
- Estar em situação de rua.
Este público é o mais suscetível à pobreza menstrual, que acarreta transtornos às saúdes física e mental, e gera desigualdades no acesso à educação e até ao emprego.
Como acessar o Meu SUS Digital
A plataforma Meu SUS Digital, antigo Conecte SUS, está disponível em site e aplicativos para Android e iOS, podendo ser acessada com login e senha do gov.br.
Para emitir a autorização de retirada dos absorventes gratuitos nas farmácias populares, o usuário precisa:
- Acessar o Meu SUS Digital;
- Clicar na opção “Dignidade menstrual”, com ícone de um absorvente;
- Buscar o campo “Emitir autorização”.
Pronto, agora é só se dirigir a farmácia autorizada e retirar o item de higiene pessoal.