As amêndoas da família Tiengo, está novamente em destaque no estado e no país, ao ser selecionado como finalista dos concursos nacional e estadual do cacau de 2023.
O resultado dos finalistas nacionais do V Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil – Sustentabilidade e Qualidade, foi divulgado neste domingo (24), pelo Centro de Inovação do Cacau.
O cacau de Jaru, foi para final entre os 10 selecionado em todo país, ele disputará o título em duas categorias; Blend (Mistura) e Varietal. Na categoria do varietal com amostra CCN51 e na categoria do blend (Mistura) com amostra CCN51 e PS1319.
Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de premiação que acontecerá no dia 24 de novembro no CanaBrava All Inclusive Resort, Ilhéus – BA.
No 3º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (ConCacau) o chocolate jaruense está selecionado entre os 10 do estado com amostra CCN51, a final está marcada para o dia 29 de setembro.
O V Concurso Nacional recebeu 68 amostras na categoria e após as análises físico-químicas, sensorial de amêndoas de cacau não torradas, e averiguação inicial dos questionários respondidos resultaram em 10 finalistas.
As amostras classificadas passarão por análise sensorial do licor pelo júri técnico e pela análise dos chocolates por um júri de convidados composto por chefs renomados, jornalistas, empresários do setor, entre outros. Durante as próximas semanas, os finalistas receberão a visita de auditores credenciados para verificação das informações declaradas que resultará numa nota de sustentabilidade, que também compõe a nota final da amostra.
O concurso é uma iniciativa do Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial e organizado pelo Centro de Inovação do Cacau, CEPLAC, ABICAB E AIPC.