Cerca de 50 alunos da Escola Estadual Olga Dellaia de Jaru, estiveram participando nesta quarta-feira (29), em parceria com o CRE-Jaru/WS Associação, o projeto: “Conheça o cinema 2023”, no Shopping IG de Ji-Paraná.
Com apoio dos pais, Direção e professores, os alunos foram previamente selecionados em uma pesquisa nas aulas de Educação Física e Artes do Turno Vespertino do 6º ao 9º ano, os que não haviam tido oportunidade de conhecer o cinema. Também participaram alunos que foram destaque em suas respectivas salas com boas notas e participação dos mesmos em suas tarefas pedagógicas.
O filme escolhido foi “Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, Ficção Científica, Ação, Aventura. Para que o projeto fosse desenvolvido os pais colaboraram com kit (ingresso, refrigerante e pipoca) para todos os participantes; inclusive os vencedores dos brindes ofertados pela Escola.
O professor de Educação Física e coordenador do projeto e da WS Associação, Uelton Salomão, disse que os alunos ficaram encantados com o cinema e as reações do filme. “Fomos todos elogiados pela Direção do cinema pelo bom comportamento e disciplina dos nossos alunos”, declarou o professor, que declarou que após o filme os alunos ainda tiveram tempo de conhecer as lojas, a praça de alimentação (sendo servida pizza aos participantes), como também a sala de jogos.
“Uma experiência que ficará gravada para sempre na vida deles”, disse o diretor Wyllams de Medeiros Lopes da Costa Melo e a vice-diretora Claudia Borges da C. Gouveia, que deram todo apoio ao projeto.
Agradecimentos especiais a Coordenadora da Cre/Jaru Vanusa Cordeiro e senhor Adilson responsável pelo setor de transporte da Cre/Jaru; também a Supervisora da Escola Marisol, aos professores: Kevyn Alberto Pereira, Claudete, Luzimar, além do coordenador Uelton Salomão.
O uso da linguagem cinematográfica na educação, em continuidade à política da Secretaria da Educação do Estado de Rondônia de subsidiar a rede pública de ensino oportunidades de vivenciar a experiência do Cinema.
Com essa experiência, pretende-se facilitar o acesso dos alunos a produções cinematográficas que contribuam para a formação crítico-reflexiva do jovem e do adulto, a ampliação do seu repertório cultural, o desenvolvimento da sua competência leitora e o diálogo entre o currículo escolar e as questões socioculturais mais amplas.