A escola estadual Governador Jorge Teixeira, em Jaru, realizou na última sexta-feira (20) a III Noite Cultural em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. O evento contou com a participação dos alunos da instituição e de todos os funcionários, além da comunidade escolar que compareceu ao estabelecimento de ensino para prestigiar as apresentações.
A III Noite Cultural foi considerada um sucesso pela instituição devido ao empenho de alunos e servidores que se esforçaram ao máximo para que a edição deste ano brilhasse em todos os quesitos. Durante o evento os estudantes apresentaram poesias, coreografias e outras expressões artísticas tendo como foco a importância do negro na construção do processo histórico brasileiro. O grupo de capoeira Angolinha também marcou presença na programação da escola enriquecendo assim ainda mais o evento.
Uma das inovações da III edição da Noite Cultural foi contar a história dos povos africanos em território brasileiro através de um desfile teatral envolvendo diversos alunos. Organizado pela professora Cristiane Santos Silva, o desfile iniciou a sua abordagem na época do Brasil Colônia e apresentou com uma riqueza de detalhes a chegada dos navios negreiros, a revolta no Quilombo de Palmares, a influência africana na cultura brasileira, ritmos e instrumentos musicais, alimentação, religião, vocabulário, abolição da escravatura, personagens negras que se destacaram nos cenários nacional e internacional, além dos direitos adquiridos nos últimos anos.
O trabalho produzido pela escola Governador Jorge Teixeira trouxe uma importância reflexão sobre o papel desempenhado pelo negro ao longo dos anos, suas conquistas, a forma como a sociedade o vê e a luta constante em busca de seus direitos.
Fonte: Assessoria