Uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde, chefiada pelo secretário adjunto Luiz Eduardo Maiorquim, esteve nesta quinta-feira (01) no Hospital Municipal de Jaru Sandoval Araújo Dantas, realizando vistoria e acompanhamento da atual situação da unidade que se encontra parcialmente interditada, devido inúmeras precariedades existentes.
A visita faz parte de uma mobilização iniciada pelo vereador Moises da Manaim, que resultou nesta quinta-feira em um acordo de compromisso, entre o estado e o município, para melhoria da unidade de saúde.
De acordo com Maiorquim, para que o estado e município inicie pelo menos uma ativação parcial do Hospital, é necessário ser sanado os problemas estruturais da unidade e o desinterditar, para então ceder equipamentos e profissionais, como por um exemplo um anestesista que com de acordo com um mapa cirúrgico, previamente estabelecido, a princípio poderá atender o município uma vez por semana. Quanto aos equipamentos danificados, Maiorquim disse que o estado já poderá enviar uma equipe de manutenção, e em relação a aquisição de outros necessários, também pode ocorrer, após análise da capacidade da Secretaria Estadual de saúde.
A desinterdição do centro cirúrgico também foi apontada pelo secretário como ponto fundamental para restabelecimento integral dos atendimentos no município.
“Se nós conseguirmos fazer o que nós temos, funcionar, já merecemos uma medalha de outro”, disse Maiorquim, que salientou a necessidade de uma equipe de profissionais na saúde capacitada e dedicada a resolver o problema, que em suas melhores expectativas, ainda vai levar uns seis meses para se normalizar.
O Prefeito Inaldo, inicialmente ressaltou que as condições financeiras do município não estão muito boas, mas informou que está priorizando o setor da saúde, e pensando na agilidade nos tramites burocráticos para aquisição de medicamentos e insumos, e está preparando sua equipe para realização destes trabalhos em tempo hábil.
Também foi abordado na ocasião, orientações e formas mais eficazes para se obter recursos de emendas parlamentares para o setor.