O município de Jaru atualmente enfrenta irregularidades nos atendimentos médicos nas unidades de saúde, condição formada principalmente por dois fatores: a alta demanda de atendimento provocado por gripes e virose, aliados a carência de médicos. Muitos profissionais têm se recusado a trabalhar para o município, para aceitar ofertas mais vantajosas em outros municípios ou estados.
Com o objetivo de buscar uma solução, a Prefeitura em parceria com a Câmara modificou leis nesta segunda-feira (27), para flexibilizar a forma de contratação de médicos.
Contratação de médicos pelo CNPJ
Pela manhã o Executivo enviou à Câmara Municipal em regime de urgência, o Projeto de Lei n° 3.730, conforme explanado pelo vereador Rafael Lopes, ele vem para complementar a saúde, pois possibilitará as melhores formas de contratação de médicos, permitindo a contratação por CNPJ, que segundo ele não compromete o índice da folha e remunera melhor o médico especialista, sendo desnecessário a realização de concurso ou processos seletivos.
Em defesa da aprovação Rafael falou da demanda de toda região, enviada a Jaru, e destacou que a Câmara não está omissa a situação.
A vereadora Damiana, ressaltou que Ouro Preto já atende desta forma na contratação, bem como Ji-Paraná e outros municípios, “é uma alternativa para tentar solucionar o problema, agregar, melhorar, não estamos aqui só para cobrar e utilizar como trampolim político”.
Também em defesa da aprovação o vereador Renato Cabeleireiro, destacou os benefícios do projeto, e relatou que não está ali só para apontar problemas, mas sim soluções, destacando já ter canalizado R$ 3 milhões para saúde local.
O vereador Schmidt Patroleiro, ressaltou que o tumulto nas unidade de saúde podem ser consideradas uma demanda atípica, “esta semana não teve um dia com menos de 300 atendimentos, nos tinha 3 médicos. O Prefeito e os vereadores estão lutando”, destacou.
A vereadora Sol de Verão apoiou o projeto, porém reclamou da forma que ele foi enviado com urgência, sem tempo de apreciação, “projeto de suma importância, fico feliz e triste ao mesmo tempo, relatou a vereadora, por ter que votar no projeto sem ler, mas destacou que é sua luta melhorar a saúde”.
Contratação de médicos temporários
As 18 horas do mesmo dia, foi feito nova sessão extraordinária e aprovou-se outro projeto, desta vez que autoriza o executivo a contratar médicos para provimento temporário, sem concurso ou processo seletivo, para atender o aumento da demanda atualmente enfrentada.
Em duas sessões extraordinárias, os projetos foram aprovados por unanimidade, e agora seguem para sansão do prefeito em exercício, Jeverson Lima.