Jaru: Desbravadores promovem evento alusivo ao aniversário de 70 anos de sua existência

Publicada em


Comemorações aconteceram na Igreja Adventista Central, no Setor-01.
Ivan Lelis e Lucélia Lafuente falaram sobre a importância do evento.

Evento aconteceu na Igreja Adventista do 7º Dia em Jaru.

 

No último sábado, dia 12 de setembro, foi comemorado o Dia da Criação dos Clubes, em todo o mundo. E O Clube  Desbravadores, que existe há 70 anos e no Brasil chegou em 1960, promoveu evento alusivo na Igreja Adventista do 7º Dia – Central, que fica no Setor-01, em Jaru.

O diretor da emissora Massa FM Jaru 91.1 Mhz, Ivan Lelis, é membro da Igreja Adventista do 7º Dia. Ivan é um dos Anciãos da igreja, um tipo de responsável, coordenador de departamentos, ou seja, um voluntário no trabalho da instituição, além de fazer parte junto com sua família, do Clube dos Desbravadores.

No evento deste sábado, Ivan discursou sobre os Desbravadores e ministrou mensagem no evento, demonstrando a importância da igreja, comunidade, do clube, na sociedade em que atua.

Lucélia Lafuente, que também responde pelos Desbravadores, atendeu o Jaru Online. Foi ela quem respondeu perguntas e destacou a importância do clube. Lucélia enalteceu o trabalho que é feito pelos integrantes/participantes e tirou dúvidas, além de revelar detalhes que muitos de nós, provavelmente não sabíamos.

Evento aconteceu respeitando as normas de segurança estabelecidas, por causa da Covid-19.

 

Acompanhe a entrevista abaixo:

O que é comemorado hoje?
No mês de setembro comemora o dia criação dos clubes mundialmente. Como se fosse um aniversário.

Há quantos anos existem?
Há 70 anos existe no mundo. E No Brasil existe desde 1960.

Quem são e quem pode fazer parte?
Os Desbravadores, também conhecidos como Clube de Desbravadores, são um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes situadas na faixa etária entre 10 e 15 anos.

O que é ensinado a quem faz parte e/ou frequenta?
Conhecimentos gerais, a natureza, habilidades manuais, ordem unida, civismo, atividades espirituais e comunitárias e atividades campestres. Tudo e dividido em várias etapas de acordo com a idade.

Por quê o nome é Desbravadores?
Adjetivo Característico daquilo que desbrava; particularidade da pessoa que desbrava; da pessoa que explora. Substantivo masculino. Indivíduo que desbrava: o desbravador dos sete mares. É sobre desbravar. Texto extra do site de divulgação do clube
Desbravadores.

Quem são os Desbravadores?
Meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião. Reúnem-se uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.

Vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstramos habilidade com a disciplina através de ordem unida, e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas.

Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Prestam, também, socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo o que fazem procuram desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, fazem muitos amigos!

O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia.
Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar conosco deste movimento que tira da diversidade, o colorido da energia juvenil.

 

Jaru Online com informações de Lucélia Lafuente

Evento aconteceu na Igreja Adventista do 7º Dia em Jaru.
Evento aconteceu respeitando as normas de segurança estabelecidas, por causa da Covid-19.