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Jaru, 4 de dezembro de 2024

Jaru: DER finaliza pavimentação da terceira serra da RO-464, no distrito de Tarilândia

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), trabalha com maior intensidade nas obras que incluem pavimentação asfáltica e sinalização de rodovias do Estado. Durante o inverno amazônico, as equipes da Usina de Asfalto de Jaru deram celeridade à preparação da base e sub-base da terceira serra na rodovia 464, que dá acesso ao distrito de Tarilândia.

Nesta sexta-feira (25), os serviços de lançamento do asfalto foram finalizados pelo Departamento. A sinalização vertical e horizontal na subida da terceira serra de Tarilândia terá pista tripla para garantir maior segurança no trecho de 450 metros de curva e será executada durante este final de semana.

A pavimentação asfáltica  foi conferida de perto pelo diretor-geral do DER

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, tem acompanhado os serviços desde o início.”Após tomar conhecimento de que a rodovia apresentava o histórico de três empresas que já teriam tentado fazer o serviço nas serras e não conseguiram, o governador Marcos Rocha solicitou soluções econômicas e definitivas para a situação”, explicou.

Elias Rezende destaca a celeridade do serviço realizado. “Para cumprir esta missão nossas equipes estão dando prioridade a RO-464. O esforço é válido pois já pavimentamos, e agora, estamos sinalizando a terceira serra de Tarilândia. Como medida de segurança, alargamos o terceiro morro para execução de três faixas, ou seja, serão duas pistas para subir e uma pra descer a curva. Foi mais de uma década de espera, mas o sofrimento chegou ao fim e os moradores da região podem comemorar este avanço na infraestrutura que, além de segurança na trafegabilidade, vai proporcionar o fomento do setor produtivo e econômico na região”, comemora.

Para garantir qualidade na execução, os trabalhos do DER na região de Jaru contam com a fiscalização da engenheira civil Thaís Regina. “Iniciamos os trabalhos no final de janeiro deste ano de 2021. Fizemos os estudos de topografia e de laboratório para uma solução de como iríamos executar a obra de forma definitiva. Inicialmente, tivemos que alargar a pista antiga e elevar o greide da parte em que foi alargada. Foi feito todo o serviço de terraplanagem, conforme o levantamento de campo da topografia e o parecer técnico do laboratório. Para a execução da capa asfáltica, foi utilizado um total de 503,70 toneladas de massa com uma espessura de 5 cm nos 450 m da rodovia”, detalha.

Sob comando da Coordenadoria de Usinas de Asfalto, o gerente João Paulo Ribeiro, informa que outra frente de trabalho encontra-se em execução na segunda serra da RO-464. “Estamos realizando a terraplanagem para preparação de mais um trecho que receberá os serviços de pavimentação asfáltica e sinalização”, destaca João Paulo, também informando que, na primeira serra, os serviços foram finalizados no final do ano passado, dentre eles, preparação da base, sub-base, pavimentação e sinalização.


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