Jaru: Conselho municipal do direto da mulher realiza reunião e define cronograma de ações para outubro

Jaru: Conselho municipal do direto da mulher realiza reunião e define cronograma de ações para outubro
ELETROSSOL NORTE JARU Instalação energia solar

Na tarde da última terça-feira (26), aconteceu na casa dos conselhos de Jaru, a 7º reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim). Na oportunidade foram  deliberados vários pontos que estavam em  pauta, além da abertura do “Outubro Rosa”, e definido o cronograma das atividades que serão realizadas no decorrer do mês.

 

A Campanha do Outubro Rosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), começará com um Pit Stop no dia 05, às 16h, na esquina das avenidas Marechal Rondon e Padre Adolpho Rohl; No dia 06, acontece a Noite Rosa, com palestra da Dra. Emília Kazue, no auditório da ACIJ, a partir das 19h.

 

E a caminhada do outubro rosa e abertura do novembro azul com o Tema “Juntos pela prevenção”, será no dia 27, com concentração às 15h, na praça Capitão Silvio de Farias. “Também serão realizados: teste rápido, orientações, participação da Jarutec  e dos centros de saúde. E no final da caminhada, na praça da escola Jean Carlos, teremos atrações como Zumba, Capoterapia, e uma mesa de frutas e água”, completou a presidente do Comdim, Luzia Abadias.

 

E para finalizar a campanha, no dia 28 terá o Culto Rosa, às 19h30, na Igreja Presbiteriana Renovada; e a Missa Rosa, no dia 29, às 19h30, na Comunidade São Joao Batista.

 

Outras programações do Comdim:

 

Em 10 de outubro será o dia nacional de luta contra a violência a Mulher – data escolhida para celebrar e lembrar um movimento de mulheres que se reuniu nas escadarias do teatro municipal de São Paulo, em 1980, para iniciar um protesto contra o aumento de crimes de gênero no Brasil (hoje conhecidos como  feminicídio,  quando uma mulher é morta apenas por ser mulher). “Este dia serve para conscientizarmos a população acerca destes números assustadores de agressões, bem como para buscar novas políticas que ajudem a acabar com a violência contra a mulher”, disse a presidente.

 

Já no dia 12, comemora-se o dia Internacional da Mulher Indígena. “Quando falamos em mulheres indígenas, devemos lembrar que dentro da cultura indígena, a mulher é muito importante e respeitada. E que quando o homem branco chegou para tomar o território indígena houve mulheres que lideraram tropas contra esses invasores, e foram exemplos de força e de determinação”, informou a vice-presidente do Comdim, Ciderli Santana.

 

O dia Mundial da Mulher Rural será lembrado em 15 de outubro. E a conselheira do Comdim e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR),  Lucimar Alves,  convidou as conselheiras e toda a população para participar de um evento com palestras e várias outra atrações, que acontecerá no dia 30 de outubro, a partir das 10h, na sede do STTR.

 

“A data comemorativa foi estabelecida na IV Conferência da ONU sobre a Mulher, realizada em Pequim, em 1995.  A escolha desse dia para celebrar a mulher no meio rural é muito representativa. “Foi escolhido por ser a véspera do Dia Mundial da Alimentação, e esta seria a forma de dar mais destaque ao papel que as mulheres do campo desempenham na garantia da segurança alimentar e na erradicação da pobreza no meio rural”, explicou Lucimar.

     

Fotos: Jhieniffer Luana

Comentários