JARU: COMDIM e Defensoria Pública realizaram Dia de Ação Cidadã no último sábado(17)

JARU: COMDIM e Defensoria Pública realizaram Dia de Ação Cidadã no último sábado(17)

No último Sábado (17), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Núcleo de Jaru, realizou na Escola Raimundo Catanhede um dia de Ação Cidadã com a finalidade de levar diversos serviços para toda sociedade jaruense.

O evento faz parte da abertura da campanha “16 dias de ativismo”, que convoca a todos pelo fim da violência contra mulher.

O aconteceu com o apoio e participação do Município de Jaru e do Estado de Rondônia, além de participação diversos organismos da sociedade civil, como o Encontro de Casais com Cristo (ECC).

A abertura do evento ocorreu ás 9h da manhã com uma roda de conversa com a Coach e Advogada, Dra Sabrina Renascer. Logo após, foi servido um café da manhã gratuito para todos, oferecido pelos casais da paróquia São João Batista.

Na sequência foram disponibilizados diversos serviços á população como a emissão de carteira de identidade, CPF, Cartão do SUS. Já nos serviços de saúde foram disponibilizados teste rápido, solicitação de exame PSA. Por conta da Defensoria Pública ficou a orientação jurídica. Também ainda ocorreu serviços de assistência social para fornecimento do CadÚnico, necessário para participar do programas sociais do Governo Federal, a exemplo de gratuidade na realização de concursos públicos, bolsa família.

Além disso, com o apoio da Associação Evangélica, o evento contou com a oorientação espiritual de pastores, e, também, com a exposição de trabalhos do Clube de Mães e um grande Bazar.

Para tudo isso, foi disponibilizada a fotocópia gratuita dos documentos.

“Quero agradecer aos apoiadores; Defensoria publica, Delegacia Regional de Jaru, Polícia Civil de Porto Velho(IICC); ACIJ, Central Cópias, Clube de Mães, Associação Evangélica, IAMUR, SEMUSA, CAPS, SEMDES, aos casais da paróquia São João Batista pelas doações e aos casais que foram organizar e servir o café. I9Visual, gráfica opção, Rose Malharia,  DJ Fabricio, Interativa Fm, SicTv, FM do povo, sites; Jaru Online, ANoticiamais, Jaru Top Fest, e escola Raimundo Cantanhede pelo espaço, e todas as nossas conselheiras e colaboradoras”, reiterou a presidente do Comdim, Luzia Abadias.

Além de reiterar os agradecimentos a todos os participantes da sociedade civil e do Estado, Dr Lucas Couto, Defensor Público, Coordenador do Núcleo de Jaru afirma:

“A Ação Cidadã é um caminho, um elo, que nos aproxima da população e a permitir a que todos possam exercer a sua cidadania, seja através da obtenção de documentos essenciais à cidadania seja conhecendo os seus direitos básicos. Além disso, a Ação Cidadã foi um dia de festividade, de alegria e festa da cidadania. Eventos como esse devem ser multiplicados. Parabéns a todos os envolvidos que deram um pouco de si para servir ao próximo!”.

Comentários