A coleta de lixo principalmente em setores periféricos do município de Jaru, continua irregular, causando transtorno aos moradores.
Segundo denúncia de alguns moradores, há ruas que não são visitadas pelo caminhão de coleta de lixo a cerca de 15 dias, em muitos casos é relatado uma semana de ineficiência na coleta.
Procuramos uma resposta junto ao prefeito Inaldo Pedro quanto ao problema evidenciado, o mesmo admitiu a ineficiência dos serviços, porém atribuiu as causas a forma de serviço contratada pela prefeitura, o prefeito acredita que solucionará de vez o problema mudando o sistema de contrato, que hoje baseia-se na locação apenas do caminhão, onde as despesas com a mão de obra, manutenção e combustível fica a cargo da prefeitura, expondo assim os serviços, a intempéries políticos ou administrativos que ocorrer. No novo contrato, o prefeito buscará firmar um acordo com a empresa coletora de lixo de forma que todos serviços os fiquem em sua responsabilidade, inclusive o material humano.
O contrato de coleta de lixo estará vencendo nos próximos dias, e o novo contrata já deverá ser realizado desta forma.