JARU: Clin Med comunica que o Urologista Dr. Rodrigo Furtado estará atendendo na próxima quarta-feira (10), agende sua consulta

JARU: Clin Med comunica que o Urologista Dr. Rodrigo Furtado estará atendendo na próxima quarta-feira (10), agende sua consulta

A Clin Med, pensando no bem estar dos seus pacientes, que está trazendo para Jaru diversos médicos especialistas em diversas áreas da saúde, informa que nessa quarta-feira (10), o Urologista Dr. Rodrigo Furtado estará atendendo os pacientes que necessitem de tratamento ou cirurgia para doenças dos rins, próstata e bexiga, infecções urinárias, cálculos renais, disfunção erétil, ejaculação precoce, oncologia urológica e urgências urológicas.

Entre em contato através dos números: 3521-6811 ou 9 9230-3553 e agende sua consulta.

A Clin Med está localizada na rua Raimundo Cantanhede, 760, Setor 02.

Descubra a Importância do Profissional para a Saúde Sexual Masculina:

 

O urologista é um profissional fundamental para a saúde sexual masculina. Porém, muitos homens ainda o evitam, por insegurança, preconceito ou até mesmo falta de informação. Por isso, hoje falaremos sobre o que faz um urologista e porque ele é importante.

Uma das especialidades da urologia é o sistema reprodutor masculino, incluindo os testículos, as vesículas, a próstata e o pênis.

Por conta disso, se você tem dúvidas sobre o que faz um urologista, saiba que ele é responsável pela manutenção do funcionamento de toda a região genital masculina.

Além disso, ele é o profissional responsável para lidar com problemas de ejaculação precoce.

A disfunção é muito mais comum do que você imagina. Ela se manifesta, a princípio, na adolescência, pela falta de experiência, medo de mau desempenho ou até mesmo insegurança quanto ao próprio corpo.

E, na vida adulta, o transtorno pode persistir. Felizmente, existe uma solução para o problema e está apenas a um clique de distância.

 

O que faz um urologista?

Para compreender melhor o que faz um urologista, é preciso conhecer mais sobre a urologia.

Trata-se de uma especialidade médica focada em tratar problemas do sistema urinário feminino e masculino, envolvendo rins, ureteres, bexiga e uretra, e também o sistema reprodutor masculino, como dissemos anteriormente: testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis.

O urologista é aquele profissional que acompanha o homem desde a infância, avaliando os possíveis problemas de desenvolvimento peniano, alteração nos testículos, fimose, dentre outros.

Ele acompanha os meninos até se tornarem homens e, na puberdade, é o responsável por orientá-los sobre os aspectos da sexualidade, saúde e desenvolvimento.

Quando adolescentes, os garotos precisam frequentemente de orientações sobre distúrbios, disfunções e doenças sexualmente transmissíveis (DSTS). Dentre as funções do urologista, está também essa orientação.

Além disso, está se tornando cada vez mais comum que os homens procurem um urologista para realizar exames antes do casamento, por exemplo.

Dessa forma, é possível checar como anda sua saúde sexual e é possível executar um planejamento familiar mais realista e certeiro. O urologista é, para o homem, o equivalente ao ginecologista para a mulher.

O que faz um urologista quando o casamento do paciente já está consolidado? São abordadas questões conjugais, de desempenho sexual, assim como a realização da vasectomia.

Na maioria dos casos, essa cirurgia é feita para o controle de natalidade. Outros aspectos como métodos de fertilização artificial e acompanhamento da próstata também são procuras comuns vindo de homens a partir de 40 anos.

Quais as doenças tratadas pelo urologista?

Para descobrir o que faz um urologista, é necessário conhecer quais são as principais doenças relacionadas ao sistema urinário e reprodutor.

Essas são doenças pouco faladas e, por vezes, pouco conhecidas, principalmente por ainda existir um grande tabu relacionado à saúde sexual, tanto masculina quanto feminina.

As doenças são divididas em três grandes grupos: as que atingem exclusivamente às mulheres, as que atingem exclusivamente os homens e as que acometem ambos os sexos. Iremos falar mais sobre os dois últimos grupos.

Doenças urológicas que atingem ambos os sexos

Para conhecer melhor o que faz um urologista, veja as doenças urológicas que podem atingir os dois sexos. São aquelas que atacam os rins, ureteres e bexigas. Veja lista com as principais enfermidades:

  • Enurese noturna;
  • Câncer de rim;
  • Câncer de bexiga;
  • Bexiga hiperativa;
  • Cálculo renal;
  • Cólica renal.

Doenças urológicas que atingem o sexo masculino

São aquelas doenças que estão diretamente ligadas a o que faz um urologista e atingem exclusivamente o sistema reprodutor masculino, seja no pênis, testículos, bolsa escrotal, vesículas seminais ou na próstata. Veja quais são:

  • Ejaculação Precoce;
  • Ejaculação Retardada;
  • Câncer de próstata;
  • Candidíase peniana;
  • Vasectomia e reversão;
  • Freio balanoprepucial curto;
  • Fimose;
  • Impotência sexual;
  • Curvatura peniana;
  • Dores testiculares;
  • Sangue no esperma;
  • Dificuldade para urinar;

Quando procurar um urologista?

Existem alguns quadros que são facilmente identificados e indicam necessidade de procurar um urologista. Falta de desejo sexual (baixa libido), falta de potência sexual (impotência) e dores durante o ato sexual são os sintomas mais frequentes.

Comentários