Jaru: Cinco médicos cubanos do Programa “Mais Médicos” deixarão o município até o Natal

Jaru: Cinco médicos cubanos do Programa “Mais Médicos” deixarão o município até o Natal

Com a saída dos médicos cubanos do Programa Federal “Mais Médicos”, 8.469 profissionais que atendem mais 3 mil municípios e regiões de difícil acesso, deixarão o país. Em Rondônia, 152 profissionais sendo 5 de Jaru, sairão do programa.

A Secretária Municipal de Saúde, Tatiane de Almeida, esclarece que o município de Jaru possui 11 vagas do Programa Federal “Mais Médicos”, as quais, seis são ocupadas por médicos cubanos e cinco por médicos brasileiros.

Tatiane, acredita que o município de Jaru será pouco prejudicado com a saída dos médicos estrangeiros, pois os editais do programa para contratação de profissionais brasileiros a serem destinados ao município, sempre tem demostrado grande procura.

Porém a secretária municipal ressalta que tudo vai depender da agilidade do governo federal na reposição de novos médicos, ela também não descarta a possibilidade de ocorrer dificuldade de manter médicos brasileiros em localidades mais distantes do município como o distrito de Tarilândia, onde atualmente é assistido por dois médicos cubanos.

Tatiane lembrou que os profissionais estrangeiros geralmente não fazem oposição a estas condições, no entanto demostrou otimismo em uma rápida reposição das vagas deixadas.

Comentários