Devido às fortes chuvas que caíram nos últimos dias, o nível do Rio Jaru tem elevado e preocupado diversos moradores das margens do Rio que já começam ter suas residências invadidas pelas águas.
Desta terça-feira (16) para quarta-feira (17) o nível do rio subiu consideravelmente inundando ruas e residências, moradores relataram elevação durante toda a noite e madrugada, a Rua Beira Rio ficou intransitável. Alguns moradores de outras localidades próximas ao rio, como na Av. Ver. Otaviano Pereira Neto e rua Rio Grande do Sul, também relataram a invasão das águas no período da manhã.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, o nível do rio na terça-feira (16) estava 2,64 metros acima e nesta quarta-feira (17) está 2,44 metros, sendo este um sinal que está baixando gradativamente. Em março de 2016, o rio atingiu a marca histórica de 11 metros, três acima do normal, e foi considerada a maior enchente dos últimos 20 anos.
Felizmente não houve nenhum acionamento de emergência, mas segundo relato do Corpo de Bombeiros, durante monitoramento das áreas alagadas já foi possível ver diversos moradores saindo de casa e carregando alguns móveis.
Ainda foi informado que será desencadeado um plano operacional no estado inteiro para resposta imediata caso a enchente coloque em risco a incolumidade das pessoas ou bens.
Até o momento não houve nenhuma ordem de serviço a Secretária de Obras do município quanto a contensão do local e a SEMDES segue fazendo o monitoramento das famílias que estão sendo atingidas.
É possível acompanhar o nível do rio através do app Hidro Web disponibilizado pelo Governo do Brasil.