Atualmente o Poder Legislativo é composto por 15 vereadores, um projeto de lei de autoria do vereador Josemar da 34, colocado em pauta nesta segunda feira (30), objetivava a diminuição de vereadores para 9.
O polêmico assunto foi bastante debatido em plenário, a maioria dos vereadores votaram contra a redução e reprovaram o projeto, alegando que ele seria apenas uma forma de promoção pessoal de seu autor e hipocrisia, e não traria nenhuma economia ao município, uma vez que o repasse para o legislativo não foi alterado, continuaria nos mesmos 7%.
O vereador José Augusto, afirmou que se o interesse fosse a economia, o autor do projeto teria diminuído o repasse e não a quantidade de vereadores, destacando que em seu entendimento a redução prejudicaria a representatividade dos distritos, dando como exemplo Bom Jesus, que ficou 12 anos sem nenhum vereador e só teve a chance após aumentar as cadeiras para 15, posicionamento endossado por outros vereadores que consideraram da mesma forma. A alteração no coeficiente eleitoral também foi lembrado durante os debates.
O vereador Benildo Marcio, apoiou o projeto, mas apresentou emenda para que se reduzisse para 11 vereadores. Vereadores de outras legislatura como Tonhão, relatou que a Câmara já possuiu 10 vereadores, e nem por isto suas despesas diminuiram.
No entanto Josemar defendeu a redução e afirmou que ela traria cerca de R$ 4 milhões de economia ao longo da legislatura.
Ao final apenas dois vereadores votaram a favor do projeto de redução de vereadores.