Uma Jiboia de aproximadamente dois metros foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (15) em uma residência de Jaru (RO), a 290 quilômetros de Porto Velho. Um dos moradores da casa acordou de madrugada após seu cachorro dar latidos de “desespero”.
Mas com medo, a dona da residência colocou a cachorra pra dentro e deixou para verificar pela manhã o que poderia ter acontecido. Foi quando se deparou com a cobra de dois metros do tipo Jiboia, enrolada embaixo de uma mesa personalizada, dentro da área da residência.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para capturar o animal na residência, que fica localizada na Rua Tiradentes, no setor 2 em Jaru. Ao chegarem ao local, os militares fizeram os procedimentos de captura do animal, que por ter hábitos aquáticos foi solto em uma área de mata próxima ao Rio Jaru.
Os bombeiros explicaram que essa é a medida adotada sempre que animais silvestres são capturados na área urbana.
Os bombeiros alerta que ao encontrar algum animal que possa oferecer risco, o morador deve acionar os bombeiros através do número 193, para que a captura seja realizada de maneira correta e o animal solto em um local adequado.
A recomendação é que o morador acompanhe o animal de longe, até a chegada da equipe de captura, e não o mate, pois é crime ambiental.
Por Redação Balança Jaru