Em uma reunião convocada pela diretora da CIRETRAN/JARU, Lucia Costa, estiveram reunidos na última sexta feira (02) na sede do Ministério Público de Rondônia, representantes de órgãos, direta ou indiretamente envolvidos nas ações de fiscalização de trânsito.
Foram tratadas ações de fiscalização no município, e, principalmente as críticas realizadas por alguns comerciantes, condutores e vereadores a Operação Lei Seca.
A diretora da CIRETRAN, Lucia Costa, expôs sua preocupação em relação à reprovação por parte de algumas pessoas, as ações feitas pelos órgãos competentes no objetivo de diminuir os acidentes de trânsito causados por embriagues.
Falou da legalidade e da continuidade das ações fiscalizatórias que seguramente irão se intensificar, sendo previsto ações durante o dia. Na oportunidade Lucia, salientou o papel da Policia Militar também muito criticada na participação das blitz, “a PM é um órgão de apoio ao DETRAN-RO, participa das ações atendendo solicitação, também não há prejuízo ao efetivo de patrulhamento das ruas, pois os policias que participam das blitz não estão na escala de plantão do dia, conforme determina a Lei 4.111/2017”, declarou Lucia.
Na ocasião foram apresentados resultados atribuídos as operações das blitz da Lei Seca no município. De acordo com o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Leudion Cardoso, os índices de acidentes no município, diminuíram após a intensificação das blitz.
O Diretor do Hospital Municipal, Luís Eduardo, apresentou queda no número de acidentes ocorridos nos meses de janeiro e fevereiro – 98 e 122 em 2017, 85 e 77 em 2018, respectivamente.
O gerente do GEMTRAN, Neir de Carvalho, informou que o município de Jaru já firmou convênio com o DETRAN para realizar fiscalização, porém há deficiência no número de servidores municipais para tal fiscalização. Que o município está tomando as providências para renovar e modernizar a sinalização.
A reunião foi conduzida pelo Promotor de justiça Fábio Rodrigo Casaril, que informou que emitirá uma nota à imprensa local referente ao
Assunto, e solicitou aos presentes que encaminhassem a Promotoria de Justiça, via e-mail, documento com as informações pertinentes de cada órgão.