Jaru Online
Jaru, 24 de novembro de 2024

Jaru: Alunos protestam contra novo método de ensino da Seduc ‘Mediação Tecnológica’, similar ao sistema de ensino a distância

Alunos do ensino médio da escola estadual Pedro Vieira de Melo, no distrito de Tarilândia, iniciaram neste final de semana, uma “campanha” contra um novo sistema de ensino que será implantado em sua escola, a Mediação Tecnológica.

 

O método consiste em oferecer aos alunos em sala de aula, ensino remoto aplicado por meio de vídeo aulas, dispensando a presença física de professores de cada disciplina, o sistema é similar ao utilizado por muitas faculdades privadas de ensino a distância.

 

Para o aluno, Danilo do 1° ano, o novo sistema, retirará professores de sala de aula e os substituirá por telas, em sua avaliação isto comprometerá a qualidade do ensino, ele também destaca que não é contra tecnologia nas escolas, mas sim contra a pretendida mediação tecnológica.

 

O aluno Carlos Daniel do 3º ano, ressaltou que os alunos sentirão dificuldades ao retirar suas dúvidas, uma vez que permanecerá na sala, apenas um professor que não terá formação em todas as disciplinas lecionadas a eles.

 

Os alunos que procuraram o site Jaru Online neste final de semana, informaram que representantes da Seduc realizaram reunião para informar a adoção da medida, porém todos os pais e alunos foram contra, sendo então decidido por imposição a implantação do novo sistema.

 

Além de vídeos que estão sendo amplamente compartilhados os alunos do ensino médio pretendem realizar protestos nesta segunda-feira(21), no interior da escola.

 

Coordenadora da SEDUC Vanuza Cordeiro

Procurada, a Coordenadora Regional de Educação em Jaru Vanuza Cordeiro, salientou que nenhum tipo de imposição está sendo feita, mas sim uma implementação tecnológica necessária com anuência de todos os envolvidos.

 

Vanuza, relata que a Mediação Tecnológica, já é uma realidade bem sucedida para 44 salas, nas escolas da zona rural da Região, como a Claudio Meme em Colina Verde, Josuel Monteiro em Santa Cruz e Marechal Costa e Silva em Bom Jesus.

 

A Coordenadora também afirmou a necessidade do sistema, uma vez que o estado enfrenta a carência de professores, principalmente para escolas do interior dos municípios.

 


COMPARTILHAR