Atendendo a pedido de estudantes do estabelecimento de ensino que indagaram a respeito de não poderem participar dos JEMS 2023, pois não tem idade para participar do mesmo, já que somente de 12 anos acima. O professor de Educação Física Uelton Salomão, juntamente com toda equipe da escola, organizou os “Jogos Internos do Maria” que estão sendo disputados esta semana de terça-feira a sexta-feira (23 a 26 de maio) entre as turmas que foram divididos: 5º anos x 4º; 3º anos x 2º anos e 1º anos entre si; nas modalidades: futsal masculino e feminino, Corridas 100 metros e Jogos Recreativos: Queimada mista, cabo de guerra, Lançamento de Frisbee, rouba bandeira, concurso de dança, estafetas.
A professora Sofia Onezorg ressaltou que o assunto foi debatido com a direção da escola e a equipe pedagógica para que fosse possibilitado à participação de todos os alunos; estimulando assim a participação, a disciplina, o trabalho em equipe e que respeitasse as regras dos jogos.
O fato de priorizar a participação de todos, fez com que a Escola Municipal Maria de Lourdes da Silva mobilizasse uma grande parte de seus profissionais para o tão aguardado jogos, foi realizada a limpeza da quadra em anexo a escola, como o fechamento da rua de frente a escola para a disputa da corrida de 100 metros; a cada disputa os alunos se alvoroçavam na torcida.
A Escola Municipal Maria de Lourdes da Silva, por meio da gestora Francieli Castro Silva, do orientador Clóvis Figueira e a supervisora Mariana Viana de Oliveira, além de todos os professores e funcionários envolvidos; consideraram que o momento foi uma oportunidade ímpar para os estudantes conhecerem e respeitar os jogos e suas regras. Para os campeões por turma, será ofertado um delicioso brinde. Como também será servido um lanche especial para todos os alunos na sexta-feira, dia da premiação aos campeões.