Jaru Online
Jaru, 21 de novembro de 2024

Jaru: Ainda é baixa a procura para vacinação com doses de reforço e a bivalente no município

Até esta segunda-feira (24) apenas 596 pessoas no município de Jaru tomaram o reforço com a vacina bivalente contra covid-19. De acordo com a secretária de saúde Tatiane Almeida Domingues, o número é muito baixo.

Com avanço das imunizações com aplicação das primeiras doses, foi observado uma diminuição gradativa da procura para as doses de reforços subsequentes, das 107.584 aplicadas em todo município, 43.486 foram da 1ª Dose, 37.232 da 2ª Dose, e 19.265 da 3º dose, outros 7.005 foram doses adicionais.

Já o reforço com a bivalente, foram apenas 596 doses aplicadas até o momento.

Diante ao quadro, a secretária de saúde alerta para os riscos de não completar todo esquema vacinal, condição que aumenta o risco de internação e óbito por Covid-19.

De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto Butantan de 2021, 75% das mortes por Covid-19 registradas nos primeiros dez meses de 2021, ocorreram em indivíduos que não foram imunizados contra a doença.

O número de mortes de pessoas com menos de 60 anos, não vacinados foi 83 vezes maior do que nos imunizados. Os idosos não vacinados morreram quase três vezes mais do que os imunizados.

Na última semana o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra covid-19 com a dose de reforço bivalente para toda população acima de 18 anos de idade.

Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses.

Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde.


COMPARTILHAR