Jaru Online
Jaru, 26 de outubro de 2024

JARU – Agentes penitenciários paralisam os trabalhos reivindicando melhorias salariais

Na manhã desta quinta-feira (16), agentes do sistema penitenciário de Jaru deflagraram a paralisação da categoria.

Todo o efetivo está paralisado, são cerca de 50 agentes penitenciários que protestam de forma pacífica em frente a casa de detenção do Município, localizado na rua Raimundo Catanhede, onde permanecerão até o fim da greve, está que só vai ser encerrada quando houver um acordo não voltarão a rotina normal de trabalho.

Segundo Rhavier Lenon, o secretário conseguiu fazer uma portaria regulamentando um direito constitucional, proibindo os servidores de darem entrevistas, mas que mesmo assim não vai se calar diante dessa situação, porque é um direito constitucional.

Os agentes reivindicam por melhores condições de trabalho, melhorias salariais entre outras exigências feitas ao governo eles também exigem o (PCCR)  plano de progressão de cargos e remuneração, que segundo eles desde o ano de 2012 foi feito um acordo com o governo, mas que até hoje não foi cumprido.

O presidio de Jaru que tem um suporte para 80 presos, mas abriga 170 presos, a portaria do CNJ diz que são cinco presos para cada servidor, e encontra-se hoje somente quatro plantonistas para cuidar desses 170 presidiários.

As unidades paralisadas são o presidio feminino, semi-aberto e casa de detenção, eles estão mantendo somente em trabalho uma quantidade suficiente de servidores para garantir os direitos humanos dos presos.

1-DSC_0521

1-DSC_0522

1-DSC_0529


COMPARTILHAR