A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde a forma mais importante de prevenir a febre amarela. Tanto que é a vacinação freqüente que impede que a doença se espalhe mesmo em áreas endêmicas. É preciso que ao menos 85% da população sejam imunizadas para prevenir a doença. E atualmente o Município de Jaru encontra-se com uma cobertura vacinal da Febre Amarela de 97%.
A procura pela vacina contra a Febre Amarela nos posto de Vacinação do município de Jaru aumentou neste mês, por conta dos casos da doença registrados na região sudeste do país, que não oferecem a vacina como rotina. Que não é o caso da nossa região, pois a febre Amarela faz parte do calendário Vacinal sendo ofertado em uma única dose aos 9 meses de idade ou para quem nunca tomou.
A orientação da Vigilância Epidemiológica, é que as pessoas que pretendem viajar para as Regiões que apresentam casos confirmados da Febre amarela e não tomaram nenhuma dose da vacina ao longo da vida, procure uma UBS para fazer a imunização. Quem já tomou a dose, mesmo quando criança, não precisa tomar novamente.
O Ministério da Saúde recomenda que uma dose seja suficiente para proteger a pessoa por toda a vida e que o excesso da vacina no organismo pode gerar efeito contrário e fazer com a pessoa desenvolva alguma reação.
Importante lembrar que a Vacina contra febre Amarela é contra indicada nos casos de: alergia ao Ovo, Gestantes, Mulheres que estão amamentando, pacientes transplantados, Portadores de doenças renais ou Hepáticas e doenças Neoplásicas, os Portadores de HIV e Idosos podem tomar a vacina somente com avaliação médica.
A vacina contra a Febre Amarela é aplicada em crianças de nove meses, não sendo necessária outra dose quando adulta, como era antigamente. Todas as salas de vacinas de Jaru oferecem a Febre Amarela de Segunda a Sexta-Feira nos horários das 07:30 as 11:30 e das 13:30 as 17:30, é necessário que a pessoa leve o cartão do SUS, documentos pessoais e a carteira da vacinação.
Enfermeira Irineia Martins de Medeiros
Especialista em Saúde Publica e Saúde e Segurança do trabalhador
Chefe da Vig. Epidemiológica, Controle de Endemias e Ambiental
COREN/RO 365.919