A acadêmica Karla Sabryna de Souza Santos, do 6° período do Curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, participou do Curso de Férias oferecido pelo Instituto de Ciências Biomédicas – Departamento de Parasitologia da Universidade de São Paulo (USP), no período de 15 a 26 de julho de 2024, na cidade de São Paulo.
A aluna foi contemplada com a participação no evento conforme noticiado anteriormente pelo Portal IFRO. O Curso de Férias em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro (BRPH) foi ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro e teve como objetivo proporcionar conhecimentos e aprendizados nas áreas da Biologia Molecular, Bioquímica e Biologia Celular de parasitos e vetores; Epidemiologia de doenças infecciosas e parasitárias; e imunologia de doenças infecciosas e parasitárias.
O primeiro dia de atividades foi dedicado a apresentar o Departamento de Parasitologia aos participantes, incluindo uma visita ao Instituto de Ciências Biomédicas e roda de conversa com os pós-graduandos. O segundo dia contemplou diversas palestras nos turnos manhã e tarde com pesquisadores renomados na área de patógenos, abordando temas como controle de doenças infecciosas e parasitárias e pesquisas voltadas a doenças específicas como malária, doença de chagas e leishmaniose.
O terceiro e quarto dia de curso foram voltados a palestras e aulas teóricas com convidados ilustres e pesquisadores renomados na área de patógenos. No último dia de programação, houve apresentações orais de trabalhos submetidos pelos contemplados com a participação no curso.
Durante o evento, a aluna do IFRO pôde conhecer pesquisadores e outros estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde interessados na temática de patógenos. Os organizadores falaram sobre a realização do curso: “o curso foi desenvolvido para disseminar conhecimento aos alunos, compartilhar experiências e apresentar as diversas linhas de pesquisa desenvolvidas no programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro. Estamos muito felizes com a dedicação de alunos como a Karla, que saiu de Rondônia para vir a São Paulo aproveitar essa experiência, que foi enriquecedora tanto para os alunos quanto para nós, organizadores. Esperamos continuar recebendo participantes de todas as regiões do país e estamos ansiosos para a nossa próxima edição”, dizem os membros da comissão organizadora do curso em mensagem à aluna.
Para Karla, o curso representou “a oportunidade de conhecer pessoas de vários lugares do país e do exterior, pude ouvir e interagir com profissionais que fizeram e fazem história na ciência e tive aulas práticas com alguns dos melhores professores e laboratórios do departamento. Era algo que eu imaginava ser difícil de vivenciar, e foi uma experiência incrível que recomendo para todos que almejam ampliar seu horizonte acadêmico”.
Conforme o Professor Jorge Pedro Rodrigues, Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Única (GEPESU), projeto do qual a aluna faz parte, “a programação do curso abordou diversas doenças de importância para a Saúde Única, além de aulas práticas sobre métodos analíticos e de diagnóstico, temas que vem ao encontro dos objetivos do nosso grupo de estudos. É satisfatório ver os nossos monitores participando de atividades tão importantes, em instituições de renome como é o caso da USP. A aluna retorna com relevante bagagem a ser compartilhada com os demais integrantes do GEPESU e colegas de curso!”.
A Chefe do Departamento de Extensão do Campus Jaru, Camila Budim, ressalta que “a participação da aluna agregou valor às práticas profissionais ajudando no desenvolvimento da autonomia em pesquisa e da capacidade de reflexão, a assimilação de conhecimentos científicos e de técnicas, além de propiciar um primeiro contato com o mundo do trabalho através da extensão”.
Segundo a Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Rute Witter, “participar de atividades como esta enriquecem a formação da acadêmica, e trazem impactos significativos no seu relacionamento com o curso e na sua atuação profissional após formada. A aluna pode abrir os horizontes e conhecer outras realidades, e agora pensar em como aplicar na nossa região”.