Em janeiro de 2025, o céu oferecerá um espetáculo raro: o alinhamento de seis planetas. Marte, Júpiter, Vênus, Saturno, Urano e Netuno poderão ser visto durante o pôr do sol, ao longo de quase todo o mês.
Embora pareça que as estrelas estão alinhadas, trata-se de uma ilusão de ótica. Na verdade, os planetas orbitam o Sol ao longo da linha imaginária da eclíptica. O fenômeno começará nos primeiros dias de janeiro e será visível a olho nu para Marte, Vênus, Júpiter e Saturno. Urano e Netuno serão visíveis apenas com telescópio. O melhor horário para a observação será do pôr do sol até às 20h30.
Em 2023, um alinhamento semelhante ocorreu, com a presença de Mercúrio. No entanto, em janeiro de 2025, Mercúrio se juntará mais tarde, criando um alinhamento de sete planetas, o que não acontece há décadas. O evento terá a duração de quatro semanas.
A poluição luminosa pode dificultar a observação, mas nas grandes cidades será possível visualizar o fenômeno a partir do dia 21. Astrônomos amadores e profissionais de todo o mundo terão uma grande oportunidade de admirar o alinhamento planetário, um evento que promete ser inesquecível.