Quem é fã de Ivete Sangalo tem acompanhado as sessões diárias de malhação que a cantora tem mostrado em seu perfil no Snapchat. Todos santo dia, lá vai Veveta suar a camisa na bicicleta ergométrica e fazer sua série de agachamentos e que tais. “Ela malha de domingo a domingo”, conta Joca Gonzalez, personal da baiana há três anos. “Mas Ivete treina o ano inteiro. O que mais faz diferença agora é a alimentação“.
Daniel Cady, marido e nutricionista de Ivete, explica qual foi a dieta que a fez secar três quilos desde então – ela pesa atualmente 72kg – e passar de 25 para 22% de gordura corporal: “A preparação de Ivetinha para o carnaval geralmente coincide com o início do verão. No início de dezembro, ela começa a ter um pouco mais de disciplina. Em relação à dieta, fica mais rigorosa com os horários das refeições e com a quantidade, que é reduzida. Ela não se permite tanto comer um doce, uma sobremesa… Evita sair da dieta, coisa que faz com frequência depois do carnaval”, entrega.
Nesta época, estão vetados: pão, leite, massas e arroz branco. E açúcar, claro. “Ela corta da dieta coisas das quais gosta muito”, diz Cady. Porém, não há nada 100% vetado. “Ela segura legal a onda de segunda à sexta e sai do regime no sábado ou domingo. Não é um dia inteiro, ela escolhe uma refeição em um dia, ou almoço de sábado com a família ou jantar no domingo, por exemplo”, conta o nutricionista. “E aumenta o consumo de frutas, raízes, ovo, frango, peixe, carne magra e saladas, com legumes e verduras à vontade. É uma dieta equilibrada e uma refeição por semana de liberdade, que mesmo assim ela faz com bastante moderação” (veja cardápio abaixo).
diários no Snapchat
Feijoada depois do trio
Ivete também toma alguns suplementos. “Até porque a rotina dela é bem puxada”, justifica Cady, que prescreve Ômega 3, vitamina D e uma fórmula com zinco, selênio, magnésio, cálcio, ferro e vitaminas C e do complexo B. E a cantora é adepta da proteína isolada após a malhação. “Para favorecer o ganho de massa muscular e melhorar a recuperação após o treino”, diz Cady.
Quando o carnaval de fato começa e ela chega a ficar seis horas cantando e dançando em cima do trio, Ivete procura ter uma refeição reforçada antes de se apresentar. “Geralmente é o café da manhã, então entram frutas, raízes, ovo, granola ou castanha e bastante água e suco de lima sem açúcar”, conta o nutricionista. “Durante o percurso no trio ela não consegue se alimentar tanto. Até por conta do esforço de cantar, do calor, da adrenalina e da emoção, o apetite vai lá para baixo”.
No trio, Ivete repõe a energia com muita água de coco e no máximo come castanhas, passas e uma fruta, como maçã. “Quando sai do trio, está faminta”, brinca o marido da baiana. ” Aí come algo mais farto, como arroz, purê de mandioquinha, abóbora, grelhado e salada. Eventualmente, cai matando numa feijoada. O gasto calórico dela é muito alto neste período, então o que ela bota para dentro o corpo queima rápido”.
Foco nas pernas e no abdômen
Na parte da malhação, o personal garante que Ivete já tem fôlego de atleta e que não muda nada por conta da maratona no carnaval. “Ela não precisa aumentar a quantidade de exercício, mas perpetuar o que vem sendo feito”, comenta Joca, que entrega as maiores preocupações da cantora: as pernas e o adbômen.
“Ivete gosta de ficar com músculo. A única preocupação é não engordar”, conta ele. Veveta chega a pegar 18 quilos quando faz exercícios como supino, para os braços, e 50kg nos agachamentos. “Ela é acima da média”, elogia o personal.