São ofertadas vagas em cadastro de reserva para estágio de nível médio nos municípios de Porto Velho, Alta Floresta, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Machadinho do Oeste, Nova Brasilândia, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Vilhena.
As vagas em cadastro de reserva para nível superior são para Porto Velho nas áreas de Administração, Ciências da Informação, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Serviço Social.
A pré-inscrição para a seleção pode ser feita até o dia 14 de fevereiro, exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário presente no site www.mpro.mp.br, onde está disponível o edital.
As inscrições devem ser confirmadas na sede do Ministério Público do município para o qual o candidato concorre, mediante a apresentação dos documentos previstos no edital nº 10/2015 (disponível no endereço www.mpro.mp.br), nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2016, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Para o estágio de nível médio, podem participar alunos de escolas públicas e particulares conveniadas com o MP/RO que estejam matriculados no 1º, 2º e 3º ano (1º semestre) ou 4º ano técnico (1º semestre). Para nível superior, é necessário ter cumprido 40% do curso específico, desde que não esteja no último semestre de conclusão do curso. Para admissão, o candidato terá que ter no mínimo 16 anos.
A experiência na Instituição é recomendada por estudantes que já participam do programa. Gleiciane de Paiva Santos, de 18 anos, que desde janeiro de 2015 integra o quadro de estágio de nível médio, afirma que a passagem pela Instituição tem contribuído para que adquira conhecimentos na área administrativa e ajudado a desenvolver importantes valores profissionais, como pontualidade e responsabilidade. “Ao sair daqui, vou levar uma carta de referência que me ajudará na inserção no mercado de trabalho”, acrescenta Gleiciane, lotada no Coordenadoria de Planejamento e Gestão.
O interesse pela área do Direito foi o que motivou o estudante Luiz Antônio de Oliveira Matias a ingressar no programa de estágio no Ministério Público. Com passagem pela Promotoria de Justiça da Saúde, o estudante atualmente lotado na Gerência de Recursos Humanos diz que aprendeu a atender o público, lidar com pessoas e, principalmente, ter iniciativa. “Com planejamento é possível cumprir a jornada na escola e no estágio sem problemas”, diz.
Prova
A prova objetiva da seleção será aplicada na data provável de 13 de março de 2016. Os aprovados na prova objetiva passarão por uma fase de entrevista. A divulgação da relação dos aprovados no Exame de Seleção está prevista para o dia 31 de março de 2016.
Fonte: MP-RO