O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já definiu o prazo de inscrições da edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o órgão, elas serão recebidas de 28 de junho a 07 de julho.
Apesar de o Edital não ter sido divulgado até o momento, as datas são fornecidas ao participante ao finalizar sua solicitação de isenção de taxa de inscrição, iniciadas nesta segunda-feira (17), na Página do Participante.
Isenção
O prazo para as solicitações de isenção de taxa de inscrição do Enem 2021 segue aberto até o dia 28 deste mês, na Página do Participante.
Confira o edital!
Também começam hoje o prazo para justificativas de ausência do Enem 2020 para quem quer fazer a edição de 2021 e deseja solicitar novamente a isenção. A documentação que justifique a falta será recebida até 28 de maio.
Quem pode pedir isenção?
Podem solicitar isenção de taxa de inscrição no Enem 2021
- Estudantes que estão cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública de ensino
- Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que têm renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio
- Estudantes que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
Quem pode fazer justificativa?
Conforme o Edital, o participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e que não compareceu nos dois dias de provas deverá justificar a ausência para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021. Os motivos aceitos são:
- Assalto ou furto;
- Acidente de trânsito;
- Casamento ou União Estável;
- Morte na família;
- Maternidade ou paternidade;
- Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
- Privação de liberdade;
- Internação ou repouso médico ou odontológico;
- Trabalho ou deslocamento a trabalho;
- Intercâmbio acadêmico;
- Atividade curricular.
Enem 2021
As demais datas do Enem 2021, como provas e resultado, ainda não foram anunciadas. Porém, o Inep afirmou, no início de fevereiro, que as provas do Enem 2021 deverão ser realizadas entre os meses de novembro e dezembro.
Na semana passada uma portaria publicada em 12 de maio com as metas globais do Instituto para 2021 deixou de fora a aplicação das provas, o que levantou questionamentos sobre a possibilidade do exame ser realizado somente em 2022.
No dia seguinte, dia 13, o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, divulgou que as provas do Enem 2021 somente seriam aplicadas em janeiro de 2022, por falta de orçamento.
À noite foi a vez do Inep informar, por meio de nota, que estava concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Exame Nacional do Enem 2021 e trabalhando para que as provas fossem realizadas ainda neste ano.
A nota também informou que o órgão busca excelência no que diz respeito a atender a todos os requisitos sanitários, por conta da pandemia de Covid-19, a fim de garantir uma aplicação segura, além de garantir que há orçamento suficiente para realizar o Enem 2021.
No ano passado, o Enem 2020 também sofreu adiamento e só foi acontecer no ano seguinte, 2021, devido a pandemia de Covid-19.
Outros detalhes podem ser obtidos no site do Inep e pelo 0800 616161.
Fonte: portalrondonia.com