Indígenas da etnia Gavião doaram mais de 600 quilos de alimentos para famílias carentes prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus, em Ji-Paraná (RO), região central do estado.
Segundo o indígena Josias Gavião, a corrente solidária foi formada com apenas um objetivo: arrecadar parte da produção sustentável do campo para doar a quem precisa.
“Nesse período de pandemia, as pessoas que não têm condições sofrem muito mais que as outras pessoas e nós temos produções na Terra Indígena Igarapé Lourdes. Lá o povo Gavião já vinha produzindo e entregando os alimentos no PAA, aí surgiu a ideia de nós também darmos a contribuição para o município, para que eles possam distribuir às famílias carentes”, afirma.
Cerca de 15 famílias indígenas aderiram à iniciativa. E elas doaram de tudo um pouco: banana, batata doce, mamão, mandioca e abóbora, por exemplo.
Mandioca doada por indígenas para famílias carentes de RO — Foto: Rede Amazônica/Reprodução
A aldeia tem quase mil indígenas, e, para fazer a entrega dos alimentos em segurança, apenas cinco indígenas se deslocaram até a área urbana de Ji-Paraná. A medida visa reduzir o risco de contaminação pela Covid-19 na tribo.
“Nós estamos tentando segurar o máximo possível na terra indígena, pois a gente sabe que o risco que corremos é muito grande, as aglomerações. A ida para cidade faz com que nós ficamos mais vulneráveis a este vírus”, afirma Josias.
Alimentos são doados pelos indígenas em Ji-Paraná — Foto: Rede Amazônica/Reprodução
Foram mais de 600 quilos doados, que segundo o município de Ji-Paraná, vão beneficiar mais de 40 famílias da cidade.
A seleção para escolher as famílias que iriam receber os alimentos da tribo Gavião foi feita por meio da Secretaria de Assistência Social.