Duas viaturas ABTS do Corpo de Bombeiros de Jaru e mais dois caminhões pipas da prefeitura foram mobilizados.
Moradores do Residencial Luzia Abranches, em Jaru (RO), ficaram assustados com o incêndio de grandes proporções que tomou conta da vegetação, num morro e provocou muitos transtornos, além de levar riscos para os moradores das residências próximas.
Muita fumaça, muito transtorno, muito perigo, muita gente assustada e também indignada com o incêndio que tem suspeitas de ter sido provocado por alguém.
Foi preciso além dos homens do Corpo de Bombeiros, servidores da prefeitura e voluntários, para que as chamas fossem controladas. A fumaça toma conta dos céus de Jaru e provoca doenças e fragiliza idosos e crianças, além e atacar o sistema respiratório das pessoas.
Foi preciso além de duas viaturas Auto Bomba Tanque e Socorro (ABTS) da corporação dos Bombeiros, mais dois caminhões pipa da prefeitura de Jaru, que guarneceram os combatentes até que o fogo fosse totalmente apagado e ainda, foi feito um rescaldo, a fim de eliminar possíveis e futuros focos.
Mais fogo
Outro incêndio na rua 1.º de Maio, altura do Setor-06, também precisou se controlado pelos bombeiros, que não dispõe de efetivo suficiente para as demandas, especialmente nesta época do ano, em que a vegetação está muito seca e não chove.
Outro fator de grande relevância, é o aumento da quantidade de atendimento de crianças e idosos, especialmente no hospital municipal, com queixas de dificuldades para respirar.
Conforme a Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), a fumaça também agrava pacientes que estão infectados de Covid-19.