A crise hídrica brasileira, intensificada em 2021, promoveu o aumento da procura por geradores de energia. Saiba mais
No Brasil, a crise hídrica é tema frequente, discutido há muito tempo. No entanto, o problema se intensificou no ano de 2021, que registrou o pior período de chuva em áreas de usinas hidrelétricas desde 1930. Por essa razão, aumentou significativamente a procura por aluguel de gerador, a fim de assegurar o abastecimento em estabelecimentos e eventos.
A região hidrográfica do Paraná vem sendo a mais atingida, e engloba territórios de cinco diferentes estados. São eles: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. O equipamento, dessa forma, é muito usado em ocasiões em que é necessário economizar energia. E, claro, em situações de emergência, como possíveis quedas.
Assim, conseguem evitar prejuízos e garantem o funcionamento do local. Portanto, diante deste cenário, o gerador de energia é uma grande solução para prevenir os problemas com eletricidade.
O gerador é um equipamento que converte energia química, solar ou mecânica em energia elétrica. Entre os sistemas mais comuns, estão os geradores à combustão. Quando é preciso alugar gerador, é o mais utilizado. Eles transformam energia química (diesel) em energia elétrica.
Os dispositivos funcionam, principalmente, em três casos:
- Todo o tempo, em locais que não possuem rede elétrica;
- Horário de pico: método usado para economizar energia em momentos de consumo excessivo;
- Stand-by: em caso de emergência, quando falta energia ou quando são identificadas falhas no fornecimento de energia.
A locação de gerador garante o fornecimento de energia em qualquer ambiente e situação. Em casos em que a corrente elétrica é interrompida e os cabos elétricos param de funcionar, o dispositivo entra em ação. Quando é exigida uma alta demanda de energia, faz-se muito necessário ter uma fonte de abastecimento alternativa.
Em uma empresa, por exemplo, os geradores impedem que a produtividade seja interrompida com o desligamento de computadores, equipamentos e maquinários. Já em edifícios e condomínios, o uso do gerador garante a energia das áreas comuns. Em hospitais com fontes alternativas de energia, nenhum tratamento é afetado. Geradores para construção civil também são essenciais.
Objetivando atender as diversas necessidades, o mercado atual apresenta uma grande variedade de modelos de geradores elétricos. Tendo em vista todos os benefícios que propõe, o equipamento possui um valor de investimento relativamente baixo. Afinal, muitos prejuízos são evitados e ainda é garantido, com segurança, o fornecimento de energia elétrica através da tecnologia.