Nesta manhã o diretor do Instituto IFRO do Campus de Jaru Renato Delmonico apresentou o projeto da escola de Chocolate que está sendo implantado no município.
O objetivo da escola de Chocolate é 1° de tudo ampliar o conhecimento dos alunos que estão se especializando em técnico de alimentos e técnico de comercio no Campus de Jaru, e junto com o apoio do IFRO de Ji-Paraná contribuir com o crescimento da produção de cacau local.
Além disso o Campus se comprometeu em auxiliar os produtores locais a melhorar a qualidade da safra do cacau, para que a produção se torne referência nacional e consequentemente aumente o faturamento.
A escola de chocolate vai contribuir com todo o ciclo de produção do doce, dês da plantação do cacau, a colheita a fabricação do doce e etc. O intuito é aproveitar o máximo a produção local e tornar o chocolate de máxima qualidade, analisando é claro o sistema de sustentabilidade necessário.
Para auxiliar neste projeto o senador Confúcio Moura que estava presente na apresentação, contribuiu com a distribuição de dois milhões de sementes de cacau que serão distribuídas entre os produtores locais e também no IFRO de Ji-Paraná que junto com os alunos de engenharia florestal vão analisar a qualidade das sementes e ampliar a produção.
Como mencionou a equipe do SEBRAE o cacau não é apenas para a fabricação de chocolate, ele pode ser aproveitado para diversos outros produtos, como cosméticos.
Na ocasião estiveram presentes os apoiadores do projeto, os assessores do deputado Lúcio Mosquini, o Vice-Prefeito Jeverson Lima, o Vereador Chiquinho da Emater, Vereadora Professora Damiana, a equipe do SEBRAE, além dos funcionários do Campus e a mídia local.