Uma história de infância ligada à aviação. Esse é o fato mais marcante na vida de Geraldo Araújo, de 64 anos. Enquanto algumas crianças desejam apenas jogar bola, o construtor da famosa casa-avião sempre teve um único sonho: assumir no céu os controles de um avião de verdade.
Para celebrar o Dia do Aviador nesta terça-feira, 23, Geraldo recebeu um convite para pilotar um o Cessna 182, avião que lembra os são usados em competições de Air Race (corrida no ar).
No passeio em Porto Velho, uma mistura de ansiedade e nervosismo dominavam o seu Geraldo enquanto ele aguardava para entrar no avião e ser copiloto por um dia.
– Obstáculos no céu? Nem consigo imaginar isso. É coisa de maluco – é o que diz Geraldo quando perguntado sobre a corrida no ar.
Geraldo Araújo, construtor da casa-avião pilota avião pela primeira vez
O GloboEsporte.com também foi convidado para registrar esse voo histórico na vida de Geraldo.
– É a primeira vez que vou voar em um avião do lado do piloto. Meu coração está muito acelerado, mas estou seguro que tudo vai dar certo – afirma o idoso.
Ao lado de Erick Rocha (piloto), Geraldo Araújo construtor da casa-avião, pôde realializar o sonho pilotar um avião — Foto: Jheniffer Núbia
Foi sentando na poltrona da frente que o construtor da casa avião começou se familiarizar com os botões e telas.
– Estudei sobre alguns botões que estão aqui. Olha esse aqui é o manche. Esse liga o motor. É parecido com o meu avião. Eu estudei para fazer igual – diz.
Para Geraldo segurar a emoção foi algo muito difícil. E, quando ele estava lá nas nuvens, o sorriso e palavras de gratidão não saiam dos lábios do dono da casa-avião.
– Eu pilotei o avião quando a gente estava lá cima. Nossa foi incrível. Estou cheio de ideias para minha casa.
Erick Rocha, proprietário do Cessna 182, foi quem fez o convite para seu Geraldo — Foto: Jheniffer Núbia
O convite para dar uma volta no Cessna 182, um monomotor com asa alta de quatro lugares e de alto desempenho, foi do próprio dono do avião, Erick Rocha.
Em entrevista, Erick conta que a ideia surgiu após conhecer a história de Geraldo em uma reportagem.
– Acredito que no início da história da viação foram caras como o seu Geraldo, que não desistem dos sonhos, para termos o que temos hoje. Pilotar um avião é fácil, difícil mesmo é construir um – afirma.
Idoso ficou conhecido por ter feito casa-avião em Porto Velho — Foto: G1 Rondônia/Reprodução
Air race
Air Race é uma série de corridas aéreas com a participação dos pilotos com habilidades, em que os concorrentes devem percorrer um circuito no céu com obstáculos desafiadores, no menor tempo possível.
Os pilotos voam individualmente contra o tempo passando por pilões especiais, conhecidos como “air gates”.