O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou, nesta sexta-feira (24), a abertura de um novo concurso público para 2025, oferecendo 460 vagas com remuneração de até R$ 9.994,60. As oportunidades são para as cargas de analista administrativo e analista ambiental, e o processo seletivo será agendado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe).
Do total de vagas, 130 são destinadas à carga de analista administrativo, enquanto 330 são para analistas ambientais, distribuidas em diversas regiões do Brasil e na sede do Ibama, em Brasília. Os candidatos aprovados serão alocados em unidades descentralizadas e na administração central, com possibilidade de transferência restrita nos primeiros 36 meses após o início das atividades.
As inscrições abertas entre 30 de janeiro e 18 de fevereiro de 2025, com uma taxa de R$ 95. Candidatos que se enquadram nas condições de isenção, como doadores de medula óssea ou integrantes do CadÚnico, poderão solicitar isenção da taxa entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro. O concurso incluirá provas objetivas e discursivas, além de uma avaliação de notas. As provas estão previstas para o dia 6 de abril de 2025, nas capitais e no Distrito Federal.
Além das vagas gerais, 20% serão destinadas a candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas, enquanto 5% serão reservadas para pessoas com deficiência. O cronograma completo e mais informações sobre o processo selecionado estão disponíveis no site do Cebraspe.
Os candidatos deverão escolher o cargo e a localidade de sua preferência no momento da inscrição. A divulgação dos locais de prova será feita no dia 21 de março, e o resultado final das provas objetivas e da prova discursiva preliminar será publicada em julho de 2025.