Jaru Online
Jaru, 21 de outubro de 2024

Homem que atirou em serralheiro é condenado a 9 anos de prisão em RO

balaserralheriaUm empresário de 49 anos foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão pela tentativa de assassinato contra um serralheiro. O crime ocorreu dentro da serralheria onde o jovem de 21 anos trabalhava, localizada na Rua Rio Branco, Jardim das Palmeiras, em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. O julgamento aconteceu na segunda-feira (15) no plenário do Tribunal do Júri da comarca de Ariquemes.

De acordo com Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), o Conselho de Sentença reconheceu por maioria dos votos que o réu deu início a execução em um crime de homicídio e, tal fato não se consumou por circunstâncias alheias a sua vontade. Além de cometer o crime por motivo fútil e de maneira que dificultou a defesa da vítima.

Na decisão, o juiz declarou procedente a pretensão punitiva em condenar o réu. Ainda relatou que na ação ele demonstrou brutalidade incomum, violência e sangue frio na execução do crime e por agir com prepotência e arrogância ao querer resolver os problemas comerciais utilizando uma arma de fogo.

Na sentença, o juiz fixou a pena-base de 16 anos de reclusão por homicídio qualificado. Porém, em favor do réu atenuou o fato de ter confessado o crime, que reduziu dois anos da sentença a ser cumprida. E por estar presente a causa especial de diminuição de pena devido à tentativa de homicídio, a sentença foi reduzida a um terço sendo dosada definitivamente em nove anos e quatro meses de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

O juiz ainda concedeu ao réu o direito de recorrer da sentença em liberdade, tendo em vista de que o mesmo permaneceu solto durante todo o decorrer do processo. Ao G1, a defesa do réu informou que deve apresentar os documentos para recorrer da decisão até o final desta semana.

O crime
A tentativa de homicídio aconteceu no dia 14 de novembro de 2014 em uma serralheria, local de trabalho da vítima. Conforme a Polícia Civil, o homem teria efetuado pelo menos três disparos de arma de fogo contra o serralheiro após alguns desentendimentos motivados pelo atraso de uma encomenda.

Segundo as investigações, o cliente foi até a serralheria onde a vítima trabalha cobrar uma encomenda já paga. O proprietário do estabelecimento não se encontrava no local e a vítima negou a fornecer o endereço de onde ele estava, a partir daí começou a discussão e a execução crime. Depois, ele fugiu do local.

O serralheiro foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Regional de Ariquemes, onde recebeu os primeiros atendimentos médicos. Devido à gravidade dos ferimentos, a vítima foi levada Porto Velho, onde passou por cirurgia para retirada das balas e conseguiu sobreviver.


COMPARTILHAR